Prefeito discute criação de Plano Diretor Metropolitano

Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana irá trabalhar na elaboração de um novo plano diretor estratégico que integre diretrizes de desenvolvimento para os 39 municípios da Grande São Paulo.

De Secretaria Executiva de Comunicação

Na segunda-feira (19), o prefeito Fernando Haddad iniciou os trabalhos da 9º Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, realizada no Arquivo Histórico Municipal, região central da cidade. Como presidente do colegiado, Haddad assinou a deliberação que constitui o Comitê Executivo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que irá trabalhar na elaboração de um novo plano diretor estratégico que integre políticas urbanas que servirão de diretrizes para o desenvolvimento dos 39 municípios da Grande São Paulo.

“Esse é um passo importante, uma exigência do Estatuto da Metrópole, e para a metrópole funcionar bem nós precisamos ter um Plano Diretor comum, que não seja a mera soma dos planos diretores de cada cidade”, afirmou o prefeito. A ideia é que o novo plano seja concluído em até três anos.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo é composto por 58 integrantes (17 do Estado, 2 da Assembleia Legislativa e 39 dos municípios). Cabe ao conselho deliberar planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executados na Grande São Paulo, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, do governo estadual.

“Esse trabalho que foi feito, tanto pelas equipes da Prefeitura de São Paulo como também pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, produzindo ou tentando adequar essa exigência tão importante a partir da sanção do Estatuto da Metrópole, é fundamental para que a gente possa não só construir o Plano Diretor integrado na região metropolitana como seguramente será pioneiro entre as grandes regiões do país”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Edson Aparecido.

Entre as áreas de atuação do conselho estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.

A Região Metropolitana de São Paulo é composta pelos municípios de Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

“Alguns de nós, ainda na campanha eleitoral de 2012, tivemos a oportunidade de fazer reuniões lançando a ideia de que os prefeitos da região metropolitana deveriam se unir ao Governo do Estado para apresentar um Plano Diretor Metropolitano. Nós sentimos necessidade dessa nova governança metropolitana, eventualmente porque alguns problemas não são equacionáveis por prefeituras isoladamente”, disse o prefeito Haddad, mencionando questões ligadas ao transporte, drenagem e urbanização. “Os planos diretores isoladamente não resolvem o problema da metrópole”, completou.

Além dos prefeitos da região metropolitana, estiveram presentes na reunião os secretários municipais Vicente Trevas (Relações Internacionais e Federativas), Simão Pedro (Serviços), Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano), Tadeu Candelária (Verde e Meio Ambiente), Jilmar Tatto (Transportes) e Nunzio Briguglio (Comunicação).

Matéria publicada originalmente no portal da Prefeitura de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo