Frente Parlamentar debate ações para população acompanhar COP 21

DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade discutiu nesta quinta-feira (1/10) ações para que a população participe de uma mobilização que está sendo promovida pela Avaaz – rede que tem como objetivo reunir pessoas de todos os países para agirem por causas internacionais – em São Paulo para chamar a atenção para a Conferência da ONU sobre mudanças do clima, COP 21, que será realizada em dezembro em Paris (França).

A mobilização deverá ser realizada no dia 29 de novembro e a Avazz pretende levar milhares de cidadãos para as ruas do mundo. “Essa é uma pauta urgente e queremos levar o máximo de pessoas para que todos percebam a necessidade de se mudar para preservar o meio ambiente”, explicou a organizadora da mobilização pelo clima da instituição, Marcela Moraes.

As propostas que serão defendidas pelo Brasil durante a conferência foram anunciadas pela presidente Dilma Rousseff nesta semana durante reunião na Cúpula da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável.  A meta do país é reduzir em 43% a emissão de gases do efeito estufa até 2030, levando como base o ano de 2005, acabar com o desmatamento ilegal, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares , recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas e estabelecer um limite de 45% de fontes renováveis no total da matriz energética.

Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, Carlos Rittl, o Brasil tem importantes metas para a COP 21. “As propostas são boas, mas não são suficientes. Precisamos de mais investimentos, por exemplo, para fontes de energia solar. A matriz energética do Brasil é de 120 gigawatts e apenas 7% vêm de fontes renováveis”, explicou.

O professor do Departamento de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo) Tércio Ambrizzi sinalizou para a importância da mobilização para a conferência. “A temperatura média do planeta está aumentando, assim como a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Os estudos mostram que se nada for feito agora isso só vai aumentar e teremos consequências como as que já estamos vendo, seca, falta de chuva e desastres naturais”, declarou.

O vereador Natalini (PV), que preside a Frente Parlamentar, apoia a mobilização da população para que os políticos façam boas propostas. “É fundamental que todos acompanhem e participem para que o melhor acordo possível saia dessa conferência”, explicou.

O presidente do Comissão do Meio Ambiente, vereador Ricardo Young (PPS), apresentou sugestões para que a população acompanhe a conferência. “Vamos falar com os outros parlamentares para nos ajudarem a divulgar a mobilização que será realizada para alcançar o máximo de pessoas possíveis para discutir soluções  para preservar o meio ambiente”, disse.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo