Mobilidade, habitação e creches foram os temas centrais no M’Boi Mirim

Por JELDEAN SILVEIRA, DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo

A mobilidade urbana, regularização fundiária e a falta de vagas em creches foram os principais temas abordados pelos moradores na Sessão Pública do programa Câmara no seu Bairro realizada na manhã deste sábado, na subprefeitura do M’Boi Mirim, zona sul da capital.

O movimento SOS Transportes M’Boi Mirim compareceu no encontro com os vereadores para reivindicar, entre outras demandas, a duplicação da Estrada do M’Boi Mirim, a construção do Terminal Jardim Ângela e o prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho até a estrada do M’boi Mirim.

“A situação é dramática, levando em conta o grande adensamento da região. Há um único meio de circulação para outras regiões da cidade, que é a Estrada do M’Boi Mirim. Uma via muito estreita e que não comporta toda a circulação. A mobilidade aqui requer uma atenção extraordinária do poder publico. Essas mudanças podem trazer ônibus maiores que atendam com mais qualidade a população”, afirmou o representante do movimento, José Jailson da Silva.

Além de registrar suas demandas, o movimento também colheu assinatura dos moradores para um abaixo-assinado pedindo à Prefeitura e ao Governo do Estado uma nova estação de metrô, já prometida para a região. “Já entregamos vários ofícios pedindo essas intervenções e agora vamos ficar recolhendo essas assinaturas no Terminal e levaremos aos responsáveis,  para que a população seja ouvida”, disse Rosevaldo Alves, também do movimento SOS Transportes.

“Há muito tempo a população se mobiliza por essa questão por aqui. Existem muitos investimentos sendo feitos pela prefeitura com uma atenção especial para esta área, como o complexo da Ponte Baixa e duas pontes no Jardim Capela, mas o problema é que falta dinheiro para ampliar essa demanda, que é enorme. Esperamos que o processo licitatório no TCM (Tribunal de Contas do Município) possa avançar e pelo menos o prolongamento a Carlos Caldeiras comece a ser realizado”, disse o vereador Reis (PT).

Alguns munícipes manifestaram a urgência no atendimento a famílias que vivem em ocupações irregulares no bairro. “Não temos documentação das nossas casas, não temos nada que comprove que é nosso. Queremos a regularização para ter a garantia do nosso espaço, pagar nossos impostos e termos dignidade. Esperamos que os vereadores nos ajudem”, afirmou José Mauricio, morador da Estrada da Baronesa há mais de 35 anos.

“Estamos lutando por uma moradia digna, que é um direito de qualquer cidadão. É muito difícil morar em um barraco como estamos instalados. Temos aqui uma população muito necessitada que precisa de atenção”, disse a diarista Lindaci Maria de Almeida.

Para o vereador Jonas Camisa Nova (DEM), a regularização dos imóveis pode ajudar a resolver boa parte dos problemas da região. “Precisamos fazer um cinturão regularizado para proteger as áreas de mananciais do Jardim Ângela e evitar novas ocupações. Se a prefeitura e o governo do Estado fizessem isso não aumentaríamos o adensamento e conseguiríamos resolver essas problemas, dando mais qualidade de vida aos moradores”, destacou.

O déficit de vagas em creches também foi lembrado como uma das prioridades. Segundo a representante do movimento Mulheres em Luta Zona Sul, América Riveros, 15 mil vagas em creches precisam ser atendidas e as famílias que aguardam na lista de espera por vagas estão comprometendo seus orçamentos para pagar instituições particulares. ”Nossa reivindicação é que seja cumprido o que foi prometido no Plano de Metas da Prefeitura e que na região do M’Boi Mirim sejam supridas as 15 mil vagas em creches, através da construção de equipamentos diretos, e não com convênios”, afirmou.

A sessão presidida pelo vereador Antonio Donato (PT) reuniu cerca de 350 pessoas e também foi acompanhada pelos vereadores, Andrea Matarazzo (PSDB), Alfredinho (PT), Marquito (PTB), Jair Tatto (PT), Alessandro Guedes (PT) e Mario Covas Neto (PSDB).

Confira aqui outras informações sobre o programa Câmara no Seu Bairro, incluindo a agenda com as próximas sessões.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo