Prefeitura padronizará velocidade máxima na capital para 50 km/h

Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, vias arteriais receberão novo padrão de velocidade gradativamente até o final de 2015. Alterações de limites serão divulgadas com no mínimo 72 horas de antecedência

Por Secretaria Executiva de Comunicação 

Com o intuito de diminuir o número de acidentes graves e mortes no trânsito da capital, a Prefeitura de São Paulo irá padronizar até 2016 a velocidade das principais ruas e avenidas em 50 km/h. As alterações serão implantadas gradativamente, priorizando as vias com maior fluxo e os locais com os maiores índices de acidente.

A redução de velocidade nas vias da capital está inserida no Programa de Proteção à Vida (PPV), iniciado em 2013. No ano passado, a redução do limite de velocidade foi implementada em 61 quilômetros de ruas e avenidas da cidade.

A comunicação para avisar os motoristas sobre as alterações será feita com no mínimo três dias de antecedência, por meio de sinalização viária nos locais onde haverá diminuição, informações na página da CET na internet e pelo envio de dados aos veículos de comunicação.

O Programa de Proteção à Vida visa a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliado uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres, que inclui várias frentes como o "CET no Seu Bairro"; a implantação de "Áreas 40"; do "Frente Segura" (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade para o padrão máximo de 50 km/h. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

Acompanhe a divulgação das novas vias que terão redução de velocidade máxima:

CET implanta redução de velocidade máxima em mais 11 vias da cidade
A partir de 20/08: Rua Henrique Schaumann, Avenida Paulo VI, Avenida Sumaré, Avenida Antártica, Viaduto Antártica, Avenida Afrânio Peixoto, Avenida Valdemar Ferreira, Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste), Avenida Vereador José Diniz, Avenida Carlos Caldeira Filho e Estrada do Campo Limpo (zona sul)
http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5922

CET implanta redução de velocidade máxima em mais cinco vias
A partir de 17/08: Avenida Angélica (centro), Avenida Nadir Dias de Figueiredo (zona norte), Avenida Doutor Abraão Ribeiro, Avenida Pacaembu e Rua Major Natanael (zona oeste)

Vias que tiveram a velocidade alterada
Desde julho deste ano, a velocidade máxima permitida nas Marginais Pinheiros e Tietê foi reduzida de 90 km/h para 70 km/h, no caso dos carros, e de 70 km/h para 60 km/h no caso dos caminhões que trafegam pela pista expressa. Somente em 2014, 73 pessoas morreram em colisões e atropelamentos.

Na zona leste, desde o início do mês a redução de 60 km/h para 50 km/h foi adotada nas avenidas Jacu Pêssego e Aricanduva.

Também já foram alteradas as velocidades na Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo (zona leste), Rua da Consolação (centro), Avenida Paulista (centro), Avenida Ibirapuera (zona sul), Avenida Miguel Yunes (zona sul), Estrada de Itapecerica (zona sul), rua Sena Madureira (zona sul) e avenida Brás Leme (zona norte).

A redução de velocidade no corredor Norte/Sul, que é formado pelas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, Vale do Anhangabaú, 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luís e Interlagos está prevista para o mês de setembro.

Matéria publicada originalmente no portal da Prefeitura de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo