Hospitais da Paulista ‘autorizam’ fechamento da avenida aos domingos

Por Artur Rodrigues

A maioria dos hospitais da região da avenida Paulista, em São Paulo, não se opõe ao fechamento da via para carros aos domingos.

A possibilidade é estudada pela gestão Fernando Haddad (PT) desde o fechamento da via para a inauguração da ciclovia na avenida, no fim de junho.

Após a experiência, com base em fotografias aéreas e na cronometragem de trajetos nos arredores, a administração municipal divulgou parecer segundo o qual o bloqueio completo da avenida não atrapalhou significativamente o trânsito nas imediações.

A possibilidade de o bloqueio atrapalhar a chegada aos hospitais da região é um dos pontos analisados pela gestão Haddad antes de decidir se irá repetir o fechamento completo para veículos todos os domingos.

A Folha ouviu dez hospitais da região. Entre eles, sete afirmaram que não se opõem ao fechamento: Santa Joana, Pro Matre, HCor, Sírio-Libanês, Beneficência Portuguesa, Santa Catarina e Emílio Ribas.

O Santa Catarina, porém, faz uma ressalva: que a melhor solução seria manter a avenida Paulista liberada até a rua Teixeira da Silva, onde fica o acesso ao pronto-socorro da unidade.

O Emílio Ribas afirma que o impacto do fechamento não seria significativo, mas aponta a necessidade de "estudos mais aprofundados sobre o tema" pelos órgãos municipais. Já o Sírio-Libanês pede que a prefeitura indique rotas alternativas, como acontece nos dias de grandes eventos na cidade.

Procurados, os hospitais Nove de Julho, Oswaldo Cruz e Igesp não se pronunciaram sobre o assunto.

A administração municipal estuda duas possibilidades no caso de fechamento da avenida. Uma delas é deixar apenas uma faixa permanentemente livre para o acesso de veículos. A outra, mesmo com a via totalmente fechada, é liberar a entrada a ambulâncias, clientes de comércios e hóspedes de hotéis na avenida.

A Associação Paulista Viva, que reúne comerciantes e empresas na via, vê o fechamento com ressalvas e cobra diálogo por parte da gestão Haddad. Alguns estabelecimentos, diz a direção da associação, tiveram transtornos no dia da inauguração da ciclovia.

A prefeitura já fechou o Minhocão para os carros também aos sábados, a partir das 15h. Agora, a gestão estuda estender o bloqueio aos domingos para ruas na periferia da cidade. A avenida Tiquatira, na zona leste, é uma delas.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe este artigo