Coletivo de Luta pela Água promove curso para formação de Lideranças

A situação da crise de falta de água na Região Metropolitana de São Paulo se agrava a cada dia que passa. A previsão é de que os mananciais que abastecem a região não darão conta das necessidades da população e  aumentam as denuncias de má qualidade e falta de água permanente nas regiões mais vulneráveis.

Governo do Estado e a Sabesp escondem esta situação da sociedade e preparam medidas repressoras e de racionamento seletivo contra a população mais carente. Isso exige  das entidades, movimentos sociais e de trabalhadores uma ação coordenada  de informação, organização e ação coletiva sem  precedentes.

Daí a importância do Curso de Formação de Lideranças  para todas e todos  as/os  militantes das entidades  participantes do  Coletivo. Conclamamos a todos a se empenharem  nessa atividade para preparar uma nova fase na luta pela água.

Programação

9h: Abertura (Edson) 

Módulo 1: O que está em jogo com a crise de abastecimento?

9h15: Debate: A política de água no Estado de São Paulo 

Mesa 1 (20’)– Tema: Água e saneamento em números: dados, análises, perspectivas e alternativas ao modelo de gestão do Governo do Estado;

Mesa 2 (20’)– Tema: A crise de abastecimento em São Paulo: na mídia e na prática 

Mesa 3 (30’) – Tema: Água, um direito humano: o histórico das lutas sociais por água e saneamento

10h30: Perguntas e debate com o público

12h00: Considerações finais 

12h45: Apresentação da metodologia dos GT’s

13h00: Encerramento Módulo 1

13h00 às 14h00: Almoço

Módulo 2: O que fazer?

14h00: Grupos de Trabalho (GTs) com moderador e  relator escolhidos  pelo  grupo:

GT Ação na mídia/redes sociais

Descrição: Grupo de Trabalho voltado à reflexão e construção de propostas sobre as possibilidades de ação nos veículos alternativos de imprensa, redes sociais e outros meios de comunicação.

GT Ação direta

Descrição: Grupo de trabalho voltado à reflexão sobre a construção de atividades de ação direta como marchas, atos públicos, aulas públicas, intervenções culturais e etc.

GT Ação popular/trabalho de base

Descrição: Grupo de Trabalho voltado à reflexão e construção de alternativas para a mobilização da população – em especial a população da periferia e a classe trabalhadora – para a organização de coletivos locais e/ou outras modalidades de cursos de formação e articulação entre os movimentos populares.

Descrição: Caso algum(a)(s) participante(s) do curso não se sintam contemplados pelos GT’s propostos, fica aberta a possibilidade de serem criados outros de demais temas.

16h00: Partilha das discussões tidas nos GTs (apresentação dos relatores) 

17h00: Encaminhamentos e próximos passos (relatório final)

18h00: Encerramento Módulo 2

Dia 18 de Julho (sábado)
Inicio as  09h00 término 19h00
Local: FNU (Federação Nacional dos Urbanitários) Rua  Machado  de Assis 150. (Ao lado da Estação Ana Rosa do  Metrô)

Compartilhe este artigo