Nossa São Paulo e PCS promovem evento durante fórum da ONU

A Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis realizarão o evento “O processo de municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o papel da sociedade civil”, no âmbito do High-level Forum on Sustainable Development.

O evento ocorreu nesta quarta-feira (8) na sede da ONU, em Nova Iorque, e teve como objetivo discutir o papel das organizações da sociedade civil no processo de implementação e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS deverão orientar as políticas nacionais nos próximos quinze anos, sucedendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).  Em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, os países membros da Organização chegarão a um acordo final sobre a nova agenda global de desenvolvimento, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disto, esta iniciativa pretende colaborar para a mobilização da sociedade civil em torno do tema.

A Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis entendem que os ODS devem ser acompanhados de metas e indicadores com foco em resultados mensuráveis claros, pautados pelo combate às desigualdades, a participação social e a promoção dos direitos humanos e da justiça socioambiental. Eles devem ser abrangentes e universalmente aplicáveis no contexto dos municípios e traduzir a perspectiva comum para um futuro sustentável com metas concretas e ações integradas nos níveis locais, regionais e nacional.

Neste contexto, Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis e Daniel Angelim apresentaram o Programa Cidades Sustentáveis, e como esta iniciativa poderá contribuir com o processo de implementação e monitoramento dos ODS no Brasil.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O programa oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referência para os municípios. Até o momento, 276 municípios brasileiros aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis. Neste total estão incluídas 21 capitais brasileiras. Outros dados importantes: das 85 Cidades com mais de 200 mil eleitores para as eleições de 2014, 47 Cidades (55%) são signatárias do PCS; As 276 Cidades signatárias do PCS reúnem uma população de 67.573.815 habitantes, segundo a projeção 2014 do IBGE. O que representa 34% da população nacional.

Confiram aqui a íntegra da proposta de ODS e o documento "Elementos Orientadores da Posição Brasileira":

 

Compartilhe este artigo