Série “Atlas Brasil – Desenvolvimento Humano em debate”: Oded Grajew

Grajew já coordenou instituições como Abrinq e Instituto Ethos e fala sobre os papéis do setor privado e ONGs na contribuição para o desenvolvimento humano.

A série Atlas Brasil – Desenvolvimento Humano em debate traz, desta vez, uma conversa com o empresário e empreendedor social Oded Grajew sobre o setor privado, as Organizações Não Governamentais e os avanços e desafios do Brasil em termos de desenvolvimento humano nas últimas décadas.

Grajew acredita na importância da Responsabilidade Social Corporativa e defende que as empresas também devem atuar na promoção do bem-estar da sociedade, “assumindo a responsabilidade social como eixo norteador de suas atividades”. O empresário criador da Grow já coordenou a Fundação Abrinq e o Instituo Ethos e hoje está à frente da Rede Nossa São Paulo, instituição que promove a articulação de entidades engajadas com o desenvolvimento sustentável e a cidadania. 

Sobre o papel das ONGs, Oded Grajew acredita que o terceiro setor pode produzir modelos exemplares de iniciativas com potencial para se tornarem políticas públicas, além de poder “olhar os indicadores, os resultados, valorizar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento humano e denunciar quando isso não acontece”. “Ele [o terceiro setor] tem um papel fundamental que é, na realidade, promover a democracia participativa”, diz.

O empreendedorismo social de Grajew fez com que ele se tornasse um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, evento global que promove a discussão sobre os modelos atuais de desenvolvimento e busca posicionar os aspectos econômicos a serviço dos sociais, ideia que remete ao primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) do PNUD, de 1990, que colocou as pessoas no centro da discussão sobre desenvolvimento. “O mais importante é promover o bem-estar das pessoas do que achar que simplesmente o desenvolvimento econômico é que vai levar o mundo à felicidade”, afirma Oded.

No caso brasileiro, o empresário avalia que houve avanços significativos em termos de inclusão social e acesso à renda e à saúde, por exemplo, mas que ainda existe dificuldade em promover “uma inserção mais substancial que passa pela educação”.

Clique aqui e assista o vídeo com a entrevista na íntegra.

Série de vídeos “Atlas Brasil – Desenvolvimento Humano em debate”

As entrevistas para a série Atlas Brasil – Desenvolvimento Humano em debate foram gravadas com representantes de governos estaduais e municipais, ONGs, setor privado, academia, entre outros.

Cidadania, transparência, gestão pública e indicadores municipais são os temas centrais das entrevistas, que procuram demonstrar como indicadores de desenvolvimento humano podem colaborar para o empoderamento da sociedade, orientando caminhos e provocando a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país.

Acompanhe a série também pelo canal do PNUD Brasil no YouTube

Matéria originalmente publicada no portal do PNUD Brasil

Compartilhe este artigo