Após temporal, Cantareira supera média histórica de chuva para março

Após o forte temporal dos últimos dias, os reservatórios da Grande SP voltaram a apresentar alta neste sábado. Com o acumulado de chuva dos últimos dias, o Cantareira bateu neste sábado (21) a média histórica para o mês de março.

Até agora, choveu 180,6 mm nas represas do sistema, quando a média histórica para o mês é de 178 mm. O reservatório do Cantareira opera com 12,6% de sua capacidade, após subir 0,2 ponto percentual.

O percentual usado agora tem como base a quantidade de água naquele dia e a capacidade total do reservatório, de 1,3 trilhão de litros e que inclui o volume útil (acima dos níveis de captação) e as duas cotas do volume morto (reserva do fundo das represas, captadas com o auxílio de bombas).

Até então, o índice considerava o volume morto apenas na quantidade disponível, e não na capacidade total -sem ele, o sistema tem capacidade de 1 trilhão de litros de água. Se fosse considerado o valor divulgado anteriormente, o Cantareira estaria com 16,3% neste sábado.

Desde terça-feira (17), a Sabesp passou a divulgar os dois dados, após pressão do Ministério Público Estadual, que cobra mais transparência na veiculação de informações sobre a crise da água em São Paulo. A Folha passa a adotar na quinta-feira (19) a nova forma de cálculo do percentual diário da reserva de água do Cantareira.

O Cantareira abastece 5,6 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

Assim como o Cantareira, na sexta-feira (20), o Guarapiranga também já registrou mais chuva do que a média histórica para março.

De acordo com dados da Sabesp, choveu no reservatório, até agora,180,2 mm mm, quando a média histórica para março é de 153,2 mm. O reservatório, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, chegou a 81,5 %de sua capacidade. Na sexta-feira, o índice era de 79,5%.

O reservatório Rio Grande, que abastece a região do ABC, também já superou a média histórica. Atualmente, a chuva acumulada é de 190 mm, quando a média para março é de 186,3 mm. O manancial, que atende 1,5 milhão de pessoas, é o que tem a melhor situação entre os reservatórios, operando com 98% de sua capacidade.

Outros reservatórios

De acordo com a Sabesp, o nível do reservatório Alto Tietê opera com 22,5% de sua capacidade, registrando alta de 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

Já o reservatório Rio Claro, que também atende 1,5 milhão de pessoas, subiu 0,1 ponto percentual e agora está com 41,1%.

O sistema Alto Cotia, que estava com 57,5% subiu para de 61,5% neste sábado. Na sexta-feira, o nível era de 60,1%. O reservatório fornece água para 400 mil pessoas.

A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe este artigo