Nabil Bonduki assume Secretaria de Cultura com desafio de transformar costumes

Prefeito destacou que a vinda do vereador licenciado para o governo vai ao encontro do trabalho já realizado por ele como urbanista na composição do Plano Diretor Estratégico.

De Secretaria Executiva de Comunicação

O arquiteto e urbanista Nabil Bonduki assumiu nesta terça-feira (3) a Secretaria Municipal de Cultura com o desafio de transformar costumes da cidade por meio da cultura. Vereador licenciado, Nabil substitui Guilherme Varella, secretário em exercício da pasta desde que Juca Ferreira assumiu o Ministério da Cultura. Na Câmara Municipal, foi relator do projeto de lei do Plano Diretor Estratégico (PDE), sancionado em julho de 2014.

Durante cerimônia de posse realizada nesta manhã na sede da administração municipal, o prefeito Fernando Haddad destacou que a vinda de Nabil para o governo vai ao encontro do trabalho já realizado por ele como urbanista na composição do PDE, que orientará as transformações da cidade de São Paulo pelos próximos 16 anos.

"A implementação do plano diretor depende de uma mudança de mentalidade, de uma mudança comportamental e, portanto, de uma mudança cultural. Desde o começo da gestão eu disse para toda a equipe que a centralidade no nosso governo dependia do sucesso da cultura. Nós queremos promover uma mudança cultural e não uma mudança setorial. Trata-se de uma mudança global de perspectiva. O que nós queremos é mais parques, mais gente nas ruas, mais afetuosidade", afirmou Haddad.

Para Nabil, a cidade vive hoje uma crise urbana, gerada por um modelo equivocado de desenvolvimento, baseada no consumo exagerado. O PDE, por sua vez, aponta justamente para a urgência de adoção de um modelo sustentável de desenvolvimento urbano para São Paulo. Alterar o modelo hoje vigente, entretanto, ultrapassa as barreiras da legislação urbanística.

"Tal mudança requer a alteração dos paradigmas que regem a cultura. Precisamos superar a anticultura do automóvel, superar o abandono do espaço público, superar o desperdício de recursos naturais e superar a lógica de ver no lixo um recurso imprestável. Alterar esse modelo requer mudanças comportamentais, onde a cultura ocupa um lugar de destaque. Entendo a cultura como um eixo transversal que em suas múltiplas versões e central para um novo modelo de desenvolvimento. Mais que isso, central e estratégico, já que ela atribui uma dimensão ética e estratégica à vida pública", disse o secretário.

Guilherme Varella afirmou que a política que vem sendo implementada na cidade traz um embate bastante claro entre as demandas modernas e o modelo já impregnado na cultura da cidade. "O prefeito colocou a cultura na centralidade no campo de desenvolvimento da cidade de São Paulo, em um eixo de articulação das outras áreas. A política que Haddad está implementando na cidade, seja com a priorização dos espaços e transporte públicos, a implementação das ciclovias ou a vivência urbana, todas elas elas entram em uma disputa simbólica da sociedade em relação a esses valores", disse. "O prefeito tem consciência de que a cidade precisa de uma verdadeira revolução cultural para enfrentar os desafios do século 21", afirmou o ministro Juca Ferreira.

Nabil Bonduki é mestre e doutor em estruturas ambientais urbanas e livre-docente em planejamento urbano pela Universidade de São Paulo, onde atua também como professor de arquitetura e urbanismo desde 1986. Tem experiência na área de habitação, planejamento urbano e regional, meio ambiente, cultura e educação.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo, a vice-prefeita Nadia Campeão, diversos secretários municipais, além de representantes da sociedade civil.

Matéria públicada originalmente no portal da Prefeitura de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo