Entidades pedem mais transparência na divulgação de dados abertos

Do portal da Câmara Municipal de São Paulo

A Tribuna Popular, momento em que representantes de entidades da cidade se utilizam do microfone do plenário para se manifestarem sobre os mais variados temas, voltou a ser realizado na Câmara Municipal durante sessão plenária desta terça-feira (09/12). Os participantes pregaram mais transparência nos dados abertos da Câmara e aumento dos mecanismos de combate a corrupção.

“Deve haver uma política de periodicidade para os dados abertos desta Casa e, dentro disso, realizar uma série de avanços, inclusive, tomarmos conhecimento do tempo de aprovação de projetos, quais vereadores votaram a favor ou contra determinado projeto”, argumentou Pedro Markun,  do coletivo Transparência Hacker.

Na mesma linha de raciocínio também seguiram os discursos de Everton Zanella Alvarenga (Open Knowledge Brasil) e Liane Lira (Minha Sampa).

“Hoje, no Dia internacional contra a corrupção, entendo que temos que ter mais acesso aos dados e reitero que a lei 16.051/2014 já regulamenta isso, mas não é colocada em prática”, disse Zanella. “Os órgãos públicos precisam se adaptar a era que vivemos hoje, precisam se adaptar às novas ferramentas para melhor atender o cidadão”, completou Liane.

“Eu acredito que precisaremos avançar muito, mas estamos caminhando para atender da melhor maneira possível. Amanhã nós faremos a apresentação do novo site da Câmara, que traz algumas alterações, enfim, mas como disse o Pedro, a democracia representativa tem muitos limites e por isso nós temos que estimular as pessoas a participarem”, comentou o presidente  José Américo (PT).

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

 

Compartilhe este artigo