Projeto obriga prefeitura a instalar semáforos que usem energia solar

Por Câmara Municipal de São Paulo

Se aprovado, o Projeto de Lei (PL) 304/2014 vai obrigar a prefeitura a trocar os gradualmente os semáforos do município, instalando equipamentos alimentados com energia solar. Em tramitação na Câmara Municipal desde junho, a proposta é de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB).

Embora não estipule um prazo para a troca, o texto determina  que todos os semáforos instalados ou trocados a partir da sanção do projeto utilizem energia solar. Ficaria a cargo do Executivo elaborar um cronograma para a substituição.

Na justificativa do projeto, Tuma argumenta que as condições do país são extremamente propícias para a utilização desse tipo de tecnologia. "Países como os Estados Unidos e alguns europeus, com menor incidência de luz solar, estão mais avançados do que nós. Na China 80% do aquecimento de água é feito através de energia solar – a cidade de Rizhao, com cerca de 3 milhões de habitantes, tem aquecedores  solares em 99% das casas. Lá os sinais de trânsito têm células fotovoltaicas”, informa o tucano.

“As vantagens da energia solar ficam evidentes quando os custos ambientais de extração, geração, transmissão, distribuição e uso final de fontes fósseis de energia são comparados à geração por fontes renováveis, como elas são classificadas”, completa o parlamentar no texto.

O projeto ainda precisa passar pela avaliação das comissões de mérito antes de ter condições de ser votado em plenário.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

Compartilhe este artigo