No Brasil, o trânsito de São Paulo está em quinto lugar. O pior é o do Recife.

A TomTom (TOM2), líder global em tráfego, publicou o seu 4º Índice de Trânsito global e o 1º exclusivo do Brasil. Os resultados revelam que os motoristas brasileiros gastam cada vez mais tempo no trânsito e, globalmente, estão aumentando mais 50% de tempo em seus deslocamentos.

O estudo de tráfego da TomTom revelou que congestionamentos nas vias secundárias são piores do que nas principais. Os motoristas de todo o mundo gastam, em média, oito dias úteis por ano no trânsito. 

Se no resto do mundo os piores dias são quartas-feiras, no Brasil, as manhãs de segunda e sextas-feiras à tarde lideram com o maior índice de trânsito nas estradas. "Recentemente, foram feitas alterações nas vias para os eventos esportivos que o Brasil está prestes a receber, mas a tendência é que o tempo de deslocamento aumente, inclusive nos fins de semana, por causa de atrasos em torno de estádios. A meta da TomTom é aliviar a situação com soluções para minimizar o tráfego e oferecer experiência positiva para os motoristas," comenta Julio Quintela, gerente de vendas da TomTom no Brasil. 

O Índice de Trânsito da TomTom é a única medida global que compara o tempo de percurso durante as horas não congestionadas e em horários de pico de veículos. Os dados são baseados nas informações coletadas dos últimos anos e analisa tanto as estradas locais quanto rodovias. 

Segundo a pesquisa, houve um aumento significativo em todas as cidades do Brasil inclusive Curitiba e Brasília, que são áreas planejadas. O Índice brasileiro é surpreendente, e, entre as maiores cidades do país, Recife ocupa o primeiro lugar, seguido por Salvador e Rio de Janeiro, conforme mostra o ranking: em 1º, Recife, 60%, 2º, Salvador, 59%; 3º, Rio de Janeiro, 55%; 4º, Fortaleza, 48%; 5º, São Paulo; 46%; 6º, Belo Horizonte, 42%; 7º, Porto Alegre, 38%; 8º, Curitiba, 34% e 9º, Brasília, 27%. 

As dez principais cidades do mundo com mais trânsito, classificadas por nível geral de congestionamento em 2013, foram: Moscou, Istambul, Rio de Janeiro, Cidade do México, São Paulo (em 5º lugar de novo), Palermo, Varsóvia, Roma, Los Angeles e Dublin. O relatório completo com os índices da Europa, América do Norte, Austrália/Nova Zelândia e África do Sul estão disponíveis em www.tomtom.com/trafficindex. A TomTom (TOM2) tem quatro divisões de negócios: Consumo, Automotivo, Licenciamento e Telematics. Fundada em 1991 e com sede em Amsterdã, tem 3.600 funcionários ao redor do mundo e comercializa produtos em 35 países.

Matéria originalmente publicada no portal do DCI

Compartilhe este artigo