Prefeitura de São Paulo anuncia ter concluído 13 das 123 metas previstas até 2016

Dados atualizados do primeiro quadrimestre apresentam três metas cumpridas no período. O número se soma a outros 10 itens registrados como atingidos até dezembro de 2013.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo.

Nos primeiros quatros meses deste ano, a Prefeitura de São Paulo concluiu três metas da atual gestão. Com as 10 metas que já haviam sido anunciadas como cumpridas até dezembro de 2013, a administração municipal dá como concluídas 13 das 123 estabelecidas no Programa de Metas.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) durante reunião do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP), ocorrida na segunda-feira (2/6).

De acordo com os dados atualizados do Sistema de Monitoramento do Programa de Metas, as três metas concluídas entre janeiro e abril deste ano foram:

– Valorizar o profissional da educação por meio da implantação de 31 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – meta 14;

– Implantar as novas modalidades temporais de Bilhete Único (Diária, Semanal e Mensal) – meta 94;

– Implementar o Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – meta 119.

Os dados do sistema informam ainda que 108 metas estão em andamento e 76 já estariam beneficiando a população.

Na área da Educação, por exemplo, a Prefeitura informa ter colocado em funcionamento 26 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 15 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). No primeiro quadrimestre de 2014, foram 4 novas CEIs e 4 novas EMEIs.

Sistema de Monitoramento do Programa de Metas

Lançado pela Prefeitura em abril deste ano, o Sistema de Monitoramento do Programa de Metas 2013-2016 é o espaço na Internet onde o cidadão pode acompanhar a evolução de cada meta do plano com seu respectivo percentual de execução.

As metas podem ser monitoradas por subprefeitura e por área temática.

Na reunião do CPOP, também foi informado pela Sempla que o sistema apresenta agora uma nova funcionalidade: o cidadão poderá também acessar um mapa interativo que mostra todas as ações do Programa de Metas com localização definida no território.

Segundo a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani, que participou do encontro, “trata-se de um importante avanço que confere maior transparência ao planejamento municipal, aproximando o Programa de Metas do cotidiano das pessoas”.

Na segunda parte da reunião, os conselheiros puderam fazer perguntas e apresentar sugestões para funcionamento do CPOP e o site de monitoramento do Plano de Metas.

Confira abaixo as outras 10 metas consideradas cumpridas pela Prefeitura desde dezembro de 2013:

– Implantar 12 novos Consultórios na Rua com tratamentos odontológicos e relacionados ao abuso de álcool e outras drogas – Meta 11;

– Criar e efetivar a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial – meta 57;

– Criar e efetivar a Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres – meta 59;

– Criar a Universidade Aberta da Pessoa Idosa do Município – meta 71;

– Implantar 18.000 novos pontos de iluminação pública eficiente – meta 74;

– Criar e efetivar a Agência São Paulo de Desenvolvimento – meta 77;

– Criar uma agência de promoção de investimentos para a cidade de São Paulo a partir da expansão da atuação da Companhia São Paulo de Parcerias – SPP – meta 78;

– Apoiar a implantação da UNIFESP e do IFSP nas Zonas Leste e Norte, respectivamente – meta 82;

– Implantar 150 km de faixas exclusivas de ônibus – meta 96;

– Criar Conselhos Participativos nas 32 Subprefeituras – meta 114

Compartilhe este artigo