Broinizi debate indicadores do município no encerramento do 7º Descobrir São Paulo

Por OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes

O coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, é o convidado da nona e última palestra/conferência de imprensa do 7º Curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, no dia 24 de maio. Ele abordará o conjunto de indicadores utilizados para nortear o trabalho da Rede e que oferecem um amplo diagnóstico da cidade São Paulo.

Broinizi é doutor em história econômica pela USP e foi professor de história contemporânea e ambiental da PUC/SP e coordenador do ECOS (Núcleo de Estudos Ambientais da PUC-SP).

Com apoio do Ibope, a Rede realiza a pesquisa IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) de percepção sobre a cidade e a administração pública, “que visa possibilitar o monitoramento sistemático da qualidade de vida na cidade de São Paulo” para “é orientar ações de empresas, organizações, governos e toda a sociedade, considerando como foco principal o bem-estar das pessoas”.

Criada em 2010, a Rede Nossa São Paulo nasceu em 2007, como movimento, e hoje é composta por 696 organizações da sociedade civil comprometidas com a proposta de “construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade e sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade”

A iniciativa define como sendo sua missão “mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável.”

A atuação da Rede Nossa São Paulo é baseada em 4 grandes eixos:

Programa de indicadores e metas: Selecionar e organizar os principais indicadores de qualidade de vida para a região de cada subprefeitura e distrito. Manter um banco de dados sobre iniciativas exemplares de sustentabilidade urbana.

Acompanhamento cidadão: Comunicar e disponibilizar a evolução dos indicadores relativos à qualidade de vida em cada subprefeitura e distrito. Fazer o monitoramento sistemático dos trabalhos da Câmara Municipal e acompanhar o Orçamento Municipal. Realizar pesquisas anuais de percepção da população sobre as várias ações municipais em todas as regiões administrativas da cidade.

Educação cidadã: Realizar ações e campanhas visando à revalorização do espaço público, à melhoria da autoestima e ao sentimento de pertencimento à cidade.

Mobilização cidadã: Incentivar a incorporação de novas lideranças, empresas e organizações sociais no movimento. Constituir fóruns nas regiões de todas as regiões de São Paulo. Manter os portais www.nossasaopaulo.org.br e www.cidadessustentaveis.org.br como canais de comunicação efetivos. Gerar exemplaridade para outras cidades, Estados e regiões do Brasil (Rede Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis).

Uma de suas iniciativas, o Programa Cidades Sustentáveis, oferece aos prefeitos uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.

A Rede Nossa São Paulo possui Grupos de Trabalho temáticos e interdisciplinares constituídos por representantes de entidades e cidadãos e cumprem uma agenda decidida coletivamente. Um deles é o GT de Acompanhamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Conheça as organizações que integram a Rede Nossa São Paulo, clicando neste link.

O Portal da Câmara transmite a palestra/conferência de imprensa ao vivo, no dia 24 de maio, a partir das 10 horas.

Para assistir, acesse www.camara.sp.gov.br, clique no ícone auditórios online e, então, selecione Sala Luiz Tenório de Lima. 

Sobre o curso

O curso, de complementacão universitária em jornalismo e gratuito, é realizado em parceria pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, OBORÉ Projetos Especiais e Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Conta com o apoio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Cátedra UNESCO de Comunicação, Hospital Premier/MAIS – Modelo de Atenção Integral à Saúde, NH Photos/Nivaldo Silva, IPFD – Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais, e da coordenação dos principais cursos de Jornalismo de São Paulo, além das revistas Samuel, Brasil Atual, Caros Amigos, Fórum, Imprensa, Le Monde Diplomatique Brasil, Piauí e do blog O Xis da Questão – Mídia, Jornalismo e Atualidade, do Prof. Manuel Carlos Chaparro.

Matéria originalmente publicada no portal da OBORÉ – Projetos Especiais em Comunicações e Artes

Compartilhe este artigo