São Paulo vai testar 60 ônibus com ar-condicionado na zona sul

Por Guilherme Magalhães

A gestão Fernando Haddad (PT) diz que começará a testar 60 ônibus do sistema de transporte público de São Paulo com ar-condicionado até o fim de junho. Todos na zona sul -50 da Viação Campo Belo e 10 da Via Sul.

A ideia que é defendida pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto, já foi implementada nas gestões Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (PSD), sem sucesso -pesquisa mostrou que passageiros preferem a temperatura ambiente. A proposta foi noticiada ontem pelo "O Estado de S.Paulo".

Levantamento feito pela em 2009 pela SPTrans com usuários do sistema apontou que 86% eram contra o ar-condicionado nos ônibus -cinquenta veículos dotados do equipamento hoje circulam com ele desligado.

Tatto diz que, embora tenha havia rejeição, a cidade está "mais quente". Se o teste for bem sucedido, o equipamento será obrigatório para toda a frota.

Segundo o secretário, a refrigeração faz parte de um pacote de melhorias. Entre elas estão rede de internet sem fio, câmeras, novos validadores que permitem a recarga do Bilhete Único na catraca e computadores de bordo que informam se o motorista está atrasado. 

Matéria originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo

Compartilhe este artigo