Campanha pela aprovação da PEC do Plano de Metas já tem mais de 40 mil adesões. Participe!

Proposta de Emenda Constitucional que aguarda para ser votada na Câmara dos Deputados obriga prefeitos, governadores e presidente da Republica a apresentarem programa de metas.

Por Rede Nossa São Paulo

Mais de 40 mil internautas já aderiram ao abaixo-assinado da campanha Líderes da Câmara: Aprovem a PEC do Plano de Metas (10/2011)! O documento virtual tenta sensibilizar os lideres partidários da Câmara dos Deputados a aprovarem a Proposta de Emenda Constitucional que obriga prefeitos, governadores e presidente da República a apresentarem programas de metas no início de cada gestão.

A Rede Nossa São Paulo – organização da sociedade civil que estimulou a iniciativa – informa que a campanha continua recebendo adesões e pede a participação de todos.  

A PEC do Programa de Metas estava na pauta dos projetos a serem debatidos e votados esta semana pelo plenário da Casa. Entretanto, isso não ocorreu. A expectativa agora é que a matéria seja colocada em discussão e votação após o feriado prolongado da Páscoa.
    
Para ser aprovada, a proposta deverá ser votada pelo plenário em dois turnos, com intervalo de cinco sessões entre uma e outra votação, e receber, pelo menos, 308 votos favoráveis (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.

Depois de aprovada na Câmara, a matéria segue para o Senado.

Neste momento, é fundamental a mobilização de todos. O objetivo é sensibilizar os deputados e lideranças partidárias para que a proposta seja aprovada rapidamente, de forma a estar em vigência já nas eleições de 2014.

Para facilitar, a Rede Nossa São Paulo está divulgando uma proposta de texto para ser encaminhada aos deputados federais e líderes partidários.

Dezenas de organizações da sociedade civil, entre as quais a Frente Nacional de Prefeitos, já manifestaram apoio à PEC do Programa de Metas. Confira aqui.

Histórico

A iniciativa foi apresentada aos deputados por um conjunto de organizações, por se tratar de um imenso salto de qualidade no processo político brasileiro, ao ampliar a perspectiva de dotar os Poderes Executivos de todos os entes federativos deste importante instrumento de responsabilidade e ética eleitorais e de planejamento, gestão e transparência para a administração pública brasileira. Por comprometer os eleitos a cargos executivos a apresentar um plano de metas para a gestão que melhore a qualidade de vida dos cidadãos, contendo no mínimo o programa de governo apresentado nas eleições e prestar contas do programa durante a gestão, esta PEC torna o processo eleitoral mais responsável, melhora a qualidade e a transparência da gestão, promove a participação da sociedade e o voto mais consciente.

O substitutivo elaborado pelo relator, deputado João Paulo Lima (PT/PE), foi aprovado por unanimidade pela Comissão Especial, e sistematiza o essencial das duas PECs – a número 52/2011, do deputado Paulo Teixeira (SP) e a número 10/2011, do deputado Luiz Fernando Machado (PSDB/SP). Ambas as iniciativas tratavam da mesma matéria, com algumas diferenças que, por sua vez, foram superadas por meio do bom debate legislativo, que contou também com contribuições do deputado Esperidião Amin (PP/SC) e do próprio relator.

Proposta semelhante já foi incorporada às Leis Orgânicas de 37 municípios entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, João Pessoa e Florianópolis com enorme sucesso.

Em São Paulo, primeira cidade a aprovar esta medida, o Programa de Metas também é uma exigência da Lei Orgânica do Município de São Paulo desde 2008, ano no qual uma mobilização da sociedade civil conseguiu fazer com que a Câmara Municipal aprovasse a criação do Programa de Metas. A partir daquele momento, todo prefeito eleito tem a obrigação de apresentar, em até noventa dias após a sua posse, um Programa que descreva as prioridades de seu governo, explicitando as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração pública municipal. O Programa de Metas é, portanto, uma maneira de o governo selar compromissos com a população em torno das principais iniciativas que serão implementadas ao longo da gestão.

Clique aqui e ouça a entrevista com Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, sobre a PEC do Plano de Metas.

Compartilhe este artigo