Conselheiros participativos ajudam a desenvolver aplicativo de monitoramento do Plano de Metas

Por Airton Goes

 

Pesquisadores do Center for Civic Media do Massachusetts Institute of Technology (MIT) promoveram esta semana três reuniões de trabalho com representantes da sociedade civil, na capital paulista. As atividades tiveram como foco a elaboração de um aplicativo para celular destinado ao monitoramento do Programa de Metas da cidade. A ferramenta, a ser disponibilizada aos conselheiros participativos e cidadãos, está sendo desenvolvida pelo MIT, em parceria com a Rede Nossa São Paulo.

 

Além dos pesquisadores da instituição americana e de integrantes da Nossa São Paulo, um grupo de conselheiros participativos eleitos na Subprefeitura da Sé e outros especialistas e interessados no tema participaram das atividades.

 

O objetivo dos encontros foi recolher informações de conselheiros da Sé. Na primeira fase do processo havia sido definido que o projeto piloto seria desenvolvido com integrantes do Conselho Participativo daquela subprefeitura.

 

Uma das atividades promovidas permitiu que os conselheiros fizessem um “rolezinho” por ruas de distritos da região, fotografando e registrando problemas e coisas positivas relacionadas a metas selecionadas por eles.

 

Com a troca de experiências e as informações colhidas nos encontros, os pesquisadores retornam ao MIT, em Boston (EUA), onde continuarão o trabalho de desenvolvimento do aplicativo. Participam do trabalho, o diretor do MIT Center for Civic Media, Ethan Zuckerman, e os pesquisadores Alexandre Gonçalves, Alexis Hope, Chelsea Barabas, Heather Craig, Jude Mwenda e Leo Burd.

 

“O processo foi muito importante para trocarmos informações e para que os próprios integrantes do Conselho [Participativo] da Sé se conhecessem melhor”, avaliou Alexandre Gonçalves, brasileiro que integra o grupo do MIT, ao final dos três dias de atividades.

 

Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, lembrou que o Conselho Participativo é uma conquista da sociedade. “A ideia é ocupar os espaços de participação e o Plano de Metas é um dos instrumentos.”  

 

Leia também:

 

RNSP e MIT desenvolvem aplicativo para acompanhar cumprimento de metas em SP

Prefeitura apresenta balanço preliminar do primeiro ano do Programa de Metas

Conselho Participativo Municipal é empossado no aniversário da cidade

Compartilhe este artigo