PCS realiza oficina de indicadores durante o Fórum Social Temático

Como parte da programação do Fórum Social Temático, realizado em Porto Alegre (RS), o Programa Cidades Sustentáveis realizou na manhã desta sexta-feira (24) uma oficina para orientar as prefeituras signatárias a utilizarem o sistema de indicadores e metas.
 
Participaram do encontro representantes dos governos municipais de Alvorada (RS), Bombinhas (SC), Esteio (RS), Limeira (SP), Caxias do Sul (RS), Canoas (RS), Nova Santa Rita (RS), Tubarão (SC), Porto Alegre (RS) e Petrópolis (RJ). Estes municípios são signatários do PCS e a maioria deles já começou a trabalhar com o sistema oferecido gratuitamente às prefeituras pelo programa.
 
Durante a oficina, ministrada por Clara Meyer, coordenadora de indicadores da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, também foi apresentado aos participantes o recém-lançado Guia do Uso do Sistema de Indicadores para a Construção de Observatórios. O material será distribuído para os signatários do PCS em todo o Brasil.
 
“Esse tipo de capacitação é fundamental mesmo para as prefeituras que já mantêm sistemas de acompanhamento e monitoramento, como é o caso da nossa. O guia é muito didático, claro e bastante útil. Mesmo quem não está familiarizado com o sistema tem condições de aprender a registrar os dados de sua cidade e, principalmente, utilizá-los como ferramenta de gestão”, avaliou Rodrigo Rangel, representante da prefeitura de Porto Alegre.
 
Ontem (23), o PCS também realizou uma oficina com representantes de movimentos da sociedade civil que compõem a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Nossa Betim, Nossa Ilhéus, Nossa Brasília, Observatório de Recife  e Nossa Campinas foram alguns dos participantes.

 

Compartilhe este artigo