“Haddad vai aprovar parque Augusta” – Folha de S.Paulo

Prefeito sancionará lei aprovada na Câmara que preserva terreno na Consolação com árvores da Mata Atlântica. Grupo de manifestantes comemora anúncio feito por vereador durante protesto em frente à prefeitura.
 
Regiane Teixeira, Ricardo Bunduky, de São Paulo
 
O prefeito Fernando Haddad (PT) decidiu sancionar o projeto de lei aprovado na Câmara que cria o parque Augusta, na região central.
 
Com árvores nativas da Mata Atlântica, como jacarandás e ipês, o terreno de 24.752 m² entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, na Consolação, é alvo de disputa entre moradores da região e construtoras.
 
Oficialmente, a prefeitura não confirma a decisão. Mas a Folha apurou que Haddad vai sancionar a lei –a outra opção seria vetá-la. Ele tem até a próxima terça, véspera de Natal, para fazer isso.
 
Ontem, um grupo de manifestantes, alguns vestindo maiô e roupas de mergulho, reuniu-se em frente à prefeitura, no centro, para reivindicar a criação do parque.
 
Sete deles foram recebidos pelo secretário-adjunto de Relações Governamentais, José Pivatto. Eles apresentaram formas para a prefeitura financiar a medida.
 
"Há várias possibilidades, como usar o dinheiro que o [ex-prefeito] Paulo Maluf deve para a cidade ou trocar esse imóvel com a construtora compradora por outro que estiver ocioso e seja da municipalidade", afirmou Célia Marcondes, presidente da Sociedade de Amigos e Moradores do Bairro de Cerqueira César.
 
Pivatto disse que a solicitação seria encaminhada ao prefeito, mas logo depois da reunião o grupo já comemorava a aprovação do parque.
 
Os manifestantes haviam conversado com o vereador Ricardo Young (PPS), que junto de Nabil Bonduki (PT), falaram com o prefeito sobre o tema anteontem. Segundo Young, Haddad "assegurou que vai sancionar" a lei.
 
Numa rede social, Bonduki disse: "O prefeito reafirmou que irá sancionar o projeto, por ser favorável mesmo com as restrições orçamentárias, no entanto, afirmou que deverão ser encontradas formas de mobilizar recursos para a sua implementação".
 
Processo
 
Em 2008, a área foi declarada como de utilidade pública pelo então prefeito Gilberto Kassab (PSD). Em agosto passado, porém, o decreto venceu sem que a prefeitura tivesse concluído o processo de desapropriação. A Secretaria do Verde alegou, à época, que não havia dinheiro.
 
Em novembro, foi divulgada a compra do terreno pelas incorporadoras Setin e Cyrela –que pretendem construir ali duas torres, mantendo parte da área nativa. A Folha não conseguiu localizar representantes das empresas.
Compartilhe este artigo