Conceito de Rede Integrada de Corredores de Ônibus é tema de debate

Ideia foi exposta pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner perante integrantes do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito. Polêmica sobre a utilização dos corredores pelos taxistas também foi abordada no evento

Airton Goes airton@isps.org.br

Na última reunião do ano do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, ocorrida nesta quinta-feira (19/12), o arquiteto e urbanista Jaime Lerner apresentou um conceito geral sobre a Rede Integrada de Corredores de Ônibus. Em linhas gerais, a proposta prevê a utilização dos corredores já existentes com mais duas linhas radiais, que atravessariam a cidade, e três linhas circulares, que fariam a interligação do sistema.

Lerner, que já foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná, elogiou a decisão da Prefeitura de São de Paulo de priorizar o transporte coletivo. “O primeiro passo a cidade já deu e não se pode perder essa oportunidade”, considerou.

Segundo ele, o passo seguinte deve ser integrar e racionalizar as linhas de corredores de ônibus. “É possível avançar muito com a Rede Integrada de Corredores de Ônibus”, completou.

Taxi nos corredores

Durante o encontro, três representantes sindicais de taxistas defenderam que a categoria possa utilizar os corredores de ônibus. O tema provoca polêmica na cidade, em razão de o Ministério Público ter determinado à Prefeitura que, em 45 dias, proíba o acesso destes veículos nos corredores.

Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, fez uma apelo a todos os integrantes do Conselho para que pensem mais na cidade como um todo, deixando as questões setoriais num segundo plano. “Vai melhor a qualidade de trabalho para os taxistas quando as pessoas migrarem para o sistema público e houver mais espaço nas vias”, ponderou.

Ciente de que essa melhora pode demorar um pouco, ele alertou: “Temos que ter o cuidado e a preocupação de não tencionar ainda mais, pois poderemos interromper uma boa ideia”.

O arquiteto especialista em urbanismo e mobilidade urbana Carlos Ceneviva, que integra a equipe de Jaime Lerner, concordou com as ponderações do representante da Rede Nossa São Paulo. “Melhorando o transporte público, melhora para o taxi, melhora o trânsito, melhora a qualidade de vida, melhora para todo mundo”, argumentou.

Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes e presidente do Conselho, propôs que a questão dos taxistas seja debatida, como um tema específico, na próxima reunião do órgão, que está marcada para o dia 15 de janeiro.

A apresentação do conceito da Rede Integrada de Corredores de Ônibus iniciou a série de debates que serão realizados nos próximos meses e que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Municipal de Transporte e Mobilidade.

Compartilhe este artigo