“Eleição em conselho municipal é caminho para a democracia participativa” – Rede Brasil Atual

Maurício Broinizi, da Rede Nossa São Paulo, explicou que os eleitos irão atuar junto às subprefeituras, com propostas e fiscalização.
 
Os representantes do Conselho Participativo Municipal serão eleitos neste domingo pelos paulistanos. Cada uma das 32 subprefeituras terá representantes da comunidade local para atuar junto ao poder público nas proposições. O coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, disse hoje (4) à Rádio Brasil Atual que este é um pontapé para colocar em prática a perspectiva de democracia participativa.
 
Broinizi explicou que os conselheiros poderão expor as prioridades da população sobre a aplicação das verbas municipais. “Os eleitos irão atuar junto às subprefeituras, tanto para levar propostas e preocupações dos moradores como para fiscalizar e monitorar as ações dos órgãos públicos."
 
O número de conselheiros em casa subprefeitura poderá variar entre 19 e 51. Com isso, a cada 10 mil paulistanos, um será eleito para integrar o colegiado. Para se candidatar ao conselho, as lideranças tiveram de apresentar comprovante de residência na região e documento com assinaturas de, no mínimo, cem outros moradores da área.
 
Os eleitores precisam apresentar título de eleitor e poderão votar em até cinco candidatos, sendo que eles não precisam pertencer à mesma subprefeitura. O mandato terá a duração de dois anos e permitirá uma reeleição. Para descobrir o local de votação basta digitar o número do título de eleitor na página do Conselho Participativo Municipal.
 
Compartilhe este artigo