“1/4 dos brasileiros tem plano de saúde; Sudeste concentra médicos” – Folha de S.Paulo

Um quarto dos brasileiros têm plano de saúde, segundo o estudo divulgado ontem pelo IBGE com base em informações do ano de 2012 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Dez anos antes, em 2002, só 17,9% da população era atendida pelo serviço. O percentual de habitantes com plano varia entre os Estados. No topo, está São Paulo, onde 43,6% dos habitantes têm plano, seguido por Rio de Janeiro, com 36,6%. Os Estados com menor acesso a planos e seguros de saúde são Acre (5,6%), Roraima e Maranhão (ambos com 6,6%).

Em meio à discussão sobre o programa "Mais Médicos", dados do Conselho Paulista de Medicina, compilados pelo IBGE, mostram a carência de profissionais no país em quase todas regiões.

A Sudeste tem 2,6 médicos para cada grupo de mil habitantes e é a única região que cumpre a meta de 2,5 médicos. A pior situação é no Norte, com menos de um médico (0,98) para cada mil pessoas.

Na região onde há a maior concentração de profissionais do Brasil, a médica Denise Labronici Marques, 27, tem uma irmã e os pais que seguiram a mesma carreira. Ela mora em Suzano, na Grande São Paulo.

Não houve influência familiar na escolha, diz Denise. "Resolvi seguir essa profissão por exclusão, pois nunca gostei de exatas e humanas. Sempre sonhei em ser cirurgiã."

A medicina é, no entanto, o assunto favorito dos encontros da família, admite Denise. "A gente comenta sobre condutas médicas, casos relevantes e outras coisas, inclusive no almoço", brinca.

Leia também: Só Sudeste tem nº ideal de médicos por morador

Compartilhe este artigo