Programa Cidades Sustentáveis realiza curso de formação de gestores públicos em Blumenau

A coordenação do Programa Cidades Sustentáveis realiza na próxima segunda-feira (30), em Blumenau (SC), curso de capacitação destinado a prefeitos, secretários de Planejamento e Meio Ambiente e técnicos das prefeituras signatárias e de prefeituras da região que tenham interesse em conhecer ou aderir ao programa. O curso será realizado das 9h30 às 17h, na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Blumenau.
 
O objetivo é auxiliar os gestores públicos e técnicos para colocarem em prática uma agenda de sustentabilidade em suas cidades, baseada nos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis.
 
O curso é uma iniciativa da secretaria executiva do PCS, em parceria com a prefeitura de Blumenau e a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí e terá quatro módulos: “Fundamentos de Governança e Gestão Local”, “As bases do Programa Cidades Sustentáveis e os 12 Eixos da Plataforma”, “Planejamento para o Desenvolvimento Estratégico: definindo prioridades, metas e prazos” e “Metodologia para Implementação de indicadores e Planos de Metas”.
 
Aos participantes do curso será oferecido como material de apoio técnico o Guia GPS – Gestão Pública Sustentável, contendo tutorial e 13 vídeos (um vídeo introdutório e 12 explicando os eixos com seus 100 indicadores).
 
Programação
 
O evento terá início às 10h, com abertura pelo coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, Mauricio Broinizi, pelo presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, Laércio Demerval Schuster Junior, e pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto.
 
Antes do almoço, serão trabalhados os dois primeiros módulos do curso, seguidos de debate. Dentro do primeiro módulo, serão abordados a transparência e o acesso à informação e instrumentos de governança participativa. O segundo módulo fica por conta dos 12 eixos temáticos do programa.
 
Na parte da tarde, dentro do terceiro módulo, serão abordados como fazer o mapeamento estratégico do município e como coletar e organizar informações sobre os indicadores e desenvolver um diagnóstico preliminar. Dentro do quarto módulo, o assunto é como priorizar indicadores e elaborar o plano de metas.
 
Após debate sobre os dois últimos módulos, haverá apresentação do “Compara Brasil”, um portal de livre acesso com dados sobre as finanças públicas dos três níveis de governo e campanha pela municipalização da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).
Compartilhe este artigo