Semana da Mobilidade provoca reflexões sobre o bem-estar nos centros urbanos

Fonte: Portal GIFE

Na última semana, de 16 a 22 de setembro, foi comemorada a Semana da Mobilidade, com eventos simultâneos em todo o mundo discutindo os mais variados assuntos relacionados a cidades sustentáveis. Em São Paulo, uma série de iniciativas convidaram a população a discutir a vidas nos grandes centros urbanos.
 
As diversas atividades preparadas pela Rede Nossa São Paulo e organizações parceiras mobilizaram a cidade. “Nunca vi tantos e tão diferentes eventos acontecendo durante a semana da mobilidade. Há empresas, poder público, coletivos, organizações e até cidadãos na organização, o que eu acho muito positivo”, salienta Ariel Kogan, pesquisador da Rede Nossa São Paulo.
 
Entre as iniciativas que visaram refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade urbana, destaques para a chamada Vaga Viva, que aconteceu no dia 20, próximo ao Conjunto Nacional, em São Paulo (SP). “A ação, já tradicional, busca transformar uma ou várias vagas de carro em locais de convivência para pessoas, chamando para uma reflexão sobre o espaço público e o uso do carro”, diz Kogan.
 
O dia 22 de setembro também foi marcado pela ação Dia Mundial Sem Carro. Na região central de São Paulo, cerca de dez quilômetros foram destinados ao uso de pedestres, cicloviários e transporte público. Carros, entretanto, não foram impedidos ou multados, já que a adesão era voluntária.
 
Arquitetura do Futuro

Esta semana, outras ações devem movimentar a capital. De quarta (25) a sexta-feira (27), acontece em São Paulo o Arq.Futuro, evento que, há três anos, visa contribuir com a melhoria do ambiente urbano construído e da qualidade de vida em cidades brasileiras.
 
"O Arq.Futuro acredita que uma perspectiva multidisciplinar, que considere os pontos de vista da economia, dos direitos, da saúde e do meio ambiente, é indispensável para a construção de uma agenda positiva para as cidades contemporâneas", explica Marisa Moreira Salles, fundadora e diretora da organização.
 
A programação paulistana apresenta diversos eventos, cujos ingressos podem ser comprados on-line. Na quarta-feira (25), às 14h45, acontecerá a mesa “Ouvindo as ruas: uma nova conversa no Brasil”, uma reflexão sobre as recentes manifestações populares nas cidades brasileiras e suas implicações. Participam personalidades como Bruno Torturra (fundador da Mídia Ninja), Graziela Kunsch (Movimento Passe Livre) e Bruno Carvalho (professor da Universidade Princeton).
 
No mesmo dia, às 19h, o auditório do Ibirapuera será palco para o lançamento do livro "São Paulo na encruzilhada: uma discussão sobre mobilidade e adensamento", trabalho que nasceu de uma mesa-redonda realizada pelo Arq.Futuro no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), em setembro de 2012.
 
Na sexta-feira (27), a mesa “Financiamento da inovação urbana: novos modelos” terá conversas que devem incluir o vereador Andrea Matarazzo (presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara), o subprefeito da Sé Marcos Barreto, e Pamela Puchalski (Bennett Midland/Arq.Futuro).

Confira esse e outros eventos na agenda do Portal GIFE.

Compartilhe este artigo