Personalidades falam sobre cidades sustentáveis no TEDx Jardins City 2.0

Evento, realizado em parceria com a Rede Nossa São Paulo, fez parte do ciclo de palestras do TED e contou com a participação de 12 brasileiros em uma discussão que busca repensar o futuro das cidades.

A plateia que lotou o auditório da Editora Abril, em São Paulo, pode conhecer histórias emocionantes e singulares de 12 personalidades que ajudam a construir cidades mais sustentáveis. O evento foi realizado nesta sexta-feira (20) e fez parte de uma programação internacional de debates.

Organizadores de eventos TEDx do mundo inteiro sediaram edições locais para apresentar pensadores e criadores com inovações que buscam modificar suas cidades. Em São Paulo, o encontro foi realizado pelo TEDxJardins, em parceria com a Rede Nossa São Paulo e Programa Cidades Sustentáveis.

"Cansei de ouvir que São Paulo não tem jeito. Procuro mostrar as coisas boas da cidade e apostar nas histórias das pessoas. As cidades são as pessoas", declarou a jornalista Fabíola Cidral, a primeira a se apresentar no evento. Para Ana Carla Fonseca, especializada em economia criativa, "a cidade não vai se reiventar se as pessoas estiverem reprimidas. É preciso liberdade para a criatividade".

O professor Ricardo Abramovay destacou em sua apresentação a importância da convivência entre os cidadãos como o principal fator de desenvolvimento nas cidades. Nesta mesma linha, Maurício Piragino, o Xixo, afirmou que "temos uma sociedade controlada, mas não segura. Controle exige afastamento, segurança exige proximidade". O advogado Luciano Santos também provocou o maior engajamento da sociedade: "Ser cidadão dá trabalho, não é fácil. Mas não podemos ser assistentes desse processo. Temos que ser protagonistas".

Participaram como palestrantes:


– Alexandre Delijaicov, doutor  em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo;
– Ana Carla Fonseca, doutora em Urbanismo, cocriadora da Criaticidades, plataforma de soluções para cidades criativas;
– Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA, do Instituto de Relações Internacionais da USP, e coordenador do Projeto Temático Fapesp sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil;
– Fabíola Cidral (âncora da CBN São Paulo);
– Mauricio Xixo Piragino (acupunturista e diretor da Escola de Governo de São Paulo);
– Marcelo Bressanin (mestre em historia urbana);
– Denise Chaer (consultora em sustentabilidade);
– Alessandra Orofino (fundadora do movimento Meu Rio);
– Guilherme Castagna (permacultor, especialista em águas);
– Luciano Pereira dos Santos (um dos motores detrás da Lei da Ficha Limpa);
– Bruno Capão (fundador do Ateliê Sustenta Capão);
– Claudia Visoni (agricultora urbana).

Todas as apresentações podem ser vistas aqui.

Os eventos TEDx City 2.0 têm por objetivo agregar comunidades pelo mundo para ter uma visão das cidades no futuro e compartilhar ideias de soluções sustentáveis, além de ações colaborativas. Os temas oficiais de TEDx City 2.0 são Arte, Educação, Alimentação, Saúde, Moradia, Lazer, Espaços públicos e Segurança, todos elementos cuja presença ditará o futuro de nossas cidades.

Sobre o TED
O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas. Em uma conferência do TED, pensadores e realizadores de todo o mundo são convidados a darem a melhor palestra de suas vidas em 18 minutos ou menos. As mesmas são compartilhadas com o mundo todo gratuitamente via TED.com. 

Sobre o TEDx
No espírito de “ideias que merecem ser espalhadas”, o TEDx é um programa de eventos locais e organizados de maneira independente, que reúne pessoas para compartilhar uma experiência como a de uma conferência do TED. Em um evento do TEDx, há uma combinação de TEDTalks e palestrantes para gerar discussões profundas e conexões em um grupo pequeno.
Compartilhe este artigo