IV Conferência Municipal do Meio Ambiente será neste final de semana

Será realizada neste final de semana a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente. Com o tema “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo”, o evento será nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

A intenção da conferência é abrir a oportunidade para que a população participe da reelaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS), que norteará o planejamento da coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos no município nas próximas duas décadas.

Etapas

Organizada pela Secretaria de Serviços, Secretaria de Verde e Meio Ambiente e a Coordenação das Subprefeituras, a Conferência tem se destacado pelo diálogo com as comunidades. As etapas preparatórias contemplaram todas as regiões do município, com plenárias realizadas pelas 31 subprefeituras.

Os delegados que participam do processo de informação sobre o formato e a construção dos trabalhos foram eleitos durante a etapa preparatória da Conferência do Meio Ambiente, que terminou no dia 1º de julho. Ao todo, são mais de 400 representantes da sociedade civil e do poder público escolhidos em 31 subprefeituras. Além disso, houve também debates temáticos sobre logística reversa, resíduos da construção civil, coleta seletiva e compostagem de resíduos úmidos.

O que é a Conferência Municipal do Meio Ambiente?


A Conferência Municipal do Meio Ambiente é um fórum de discussão para a formulação de políticas públicas ambientais na cidade. Este ano, acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Participam os delegados eleitos nas conferências preparatórias e os integrantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre outras pessoas. Esta conferência elege os representantes que irão ao encontro estadual.

O que é o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos?


O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é importante porque se trata da aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no âmbito do município. Ele deve contemplar pontos obrigatórios especificados pela Política Nacional, como o uso de aterros sanitários apenas para o descarte de rejeitos (material que não pode ser nem reutilizado, nem reciclado ou tratado); a responsabilidade compartilhada na produção, redução, descarte e recolhimento; adoção da compostagem e implantação de coleta seletiva que garanta a inclusão social dos catadores.

IV Conferência Municipal do Meio Ambiente
Local: Centro de Convenções do Anhembi (Auditório Celso Furtado)

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209
Datas e horários:
Dia 30, a partir das 18h;
Dia 31, das 9h às 17h;
Dia 1º de setembro, das 9h às 14h
Compartilhe este artigo