Capacitação marca nova fase do Cidades Sustentáveis na região oeste do Paraná

Ciliany Perdoná, do Conselho dos Lindeiros
 
Os coordenadores do Programa Cidades Sustentáveis dos municípios de Santa Helena, Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Toledo, Santa Tereza do Oeste, Quatro Pontes, Céu Azul, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Vera Cruz do Oeste, Foz do Iguaçu e Itaipulândia estiveram reunidos na quarta-feira (21), em Foz do Iguaçu, para uma nova fase: tirar dúvidas e sugerir o incremento de indicadores que condizem com a realidade da região, a serem inseridos no sistema.
 
O trabalho de capacitação que orientou os participantes a utilizarem o software foi coordenado pela diretora técnica do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler e pelo gerente do Departamento de Interação Regional da Itaipu, Gilmar Secco. De acordo com Sandra – que está atuando de forma direta na região -, muitas prefeituras signatárias estão inserindo os dados e os indicadores no sistema, e outras estão iniciando o processo. “As equipes estão animadas com o novo mecanismo de apoio que irá auxiliar na otimização dos dados e fomentar, por meio de ações concretas, municípios mais justos e sustentáveis”.
 
O momento marcou a integração das equipes de governo que trocaram experiências, bem como sugeriram algumas iniciativas, entre elas, a de marcar uma reunião com as equipes de governo dos municípios que aderiram ao programa, para que todos os setores sejam sensibilizados e cooperem com a atualização dos indicadores.
 
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, Nelton Friedrich, destacou a oportunidade de os municípios serem signatários ao Programa Cidades Sustentáveis como “histórica e marcante”. “Estamos trazendo o futuro para perto. Temos em nossa região, considerada a única no Brasil a contar com o maior núcleo de cidades a adotarem o programa – belas experiências de boas práticas e elas devem ser compartilhadas”.
 
Com relação à criação de um observatório regional, contendo os dados dos municípios do oeste no site do Programa Cidades Sustentáveis (www.cidadessustentaveis.org.br), Friedrich destacou que será uma importante ferramenta que poderá ser acessada por todos e construída de maneira coletiva.
 
Impressões
 
O sociólogo, Robson Souto, que atua na área de estatística da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, está animado com a nova missão. “Sem dúvida é um aprendizado coletivo em que poderemos incorporar de maneira integrada, as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural”.
 
Para o secretário de Planejamento da Prefeitura de Santa Helena, marco Antônio Damke, o município está um passo a frente. “Nós já iniciamos os trabalhos de cadastramento dos dados e dos 100 principais indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, nós já temos cadastrados em torno de 40%”, informou.
 
Damke reforçou que a melhoria dos índices acontecerá de maneira gradativa e que a população é que ganha com o novo modo de governar. “Com ações integradas, ouvindo os anseios da população, nossa região passará a ter cidades mais planejadas e evoluir muito em termos de metas”.
 
Números
 
Até o momento, dos 52 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), 34 são signatários. Das 34 cidades, 26 (de um total de 29) são da Bacia do Paraná 3 (BP3).
 
Vale ressaltar que a região Oeste é a única no Brasil a desenvolver o programa de maneira simultânea, elencando os 12 eixos, em 34 municípios. No Brasil, 245 municípios são signatários, sendo 20 capitais.
Compartilhe este artigo