Atletas vão às mídias sociais apresentar Manifesto pelo Brasil e cobrar encontro oficial com Dilma

Documento reúne propostas para o Legado Esportivo dos grandes eventos, e cobra audiência solicitada à Presidenta há cerca de dois anos.
 
A associação Atletas pela Cidadania tem trabalhado, há mais de dois anos, para chamar a atenção do governo para a importância de uma agenda de gestão responsável do legado dos grandes eventos esportivos como a Copa e a Olimpíada. Neste período, o grupo de atletas, responsável pela conquista de inúmeras medalhas para o Brasil, nunca foi recebido pela presidenta Dilma, ainda que tenha solicitado oficialmente uma audiência.
 
A proposta reúne uma agenda positiva ao país, com dois pontos centrais para o Legado Esportivo dos grandes eventos:
 
1. O Esporte acessível a todos os brasileiros
2. A urgente revisão do Sistema Esportivo Nacional.
 
As diretrizes também são claras:
 
-• Limitar o mandato de dirigentes esportivos,
•- Definir os papéis e integrar os entes federativos,
•- Abrir à participação democrática de atletas,
•- Qualificar educadores e profissionais esportivos permanentemente,
•- Ampliar a infraestrutura esportiva pública.
 
São medidas para garantir o acesso ao Esporte para todas as pessoas, de norte a sul, além de desenvolver a cultura esportiva no país. E como consequência natural, também melhorar o esporte de alto rendimento e suas conquistas.
 
Manifesto
 
No dia 17/07 começou a circular pela internet o documento “Manifesto | Atletas pelo Brasil – "O jogo só termina quando todo mundo vence",” que apresenta também para a sociedade brasileira, o conjunto de medidas imediatas que os Atletas esperam do governo:
 
1. A criação de um comitê interministerial, formado inicialmente com os ministérios do Esporte, Educação e Saúde, para a reestruturação da legislação do sistema esportivo nacional e a criação de um Plano Nacional de Esporte. Com metas, estratégias, métricas de avaliação e resultados claros. Um comitê com participação da sociedade, com voz e voto, liderado pela Presidência da República.
 
2. Aprovação de legislação que dispõe sobre as condições necessárias para as entidades do Sistema Nacional de Esporte receberem recursos públicos (emenda nº à MP 612 e emenda nº à MP 615).
 
3. Total transparência dos investimentos e das apurações referentes às denúncias de violações de direitos humanos nos grandes eventos esportivos, como exploração sexual infantil, remoções sociais forçadas, subemprego.
 
Clique aqui para ler o manifesto na íntegra.
 
Mídias sociais e mobilização
 
A Atletas pela Cidadania acredita que a agenda pública deve se balizar pelo que seu povo decide e não só pelo que seus governantes acreditam que sejam as prioridades. Por isso, acredita ser fundamental ganhar apoio popular para suas propostas, fora e na internet, onde não tinha tradição de atuação até o momento.
 
A organização concentrará a comunicação de documentos e ações em torno do Manifesto na página do Facebook “Atletas pelo Brasil” e prevê uma agenda de atividades que se estenderá até o dia 05 de agosto de 2013, quando faltarão três anos para a Olimpíada do Rio de Janeiro. Os detalhes da agenda também serão divulgados oportunamente, na mídia social.

Já assinaram

Confira a lista de atletas que já assinaram o manifesto: Ana Moser, Giovane Gávio, Ida, Joaquim Cruz, Patrícia Medrado, Raí Oliveira, André Domingos, Andre Veras, Bernardinho, Branca, Carmem de Oliveira, Cafú, Claudia Chabalgoity, Cesar Castro, Clodoaldo Silva, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Edu Gaspar, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer (Xuxa), Flávio Canto, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, João Vianna (Pipoka) , José Montanaro, Jorginho, Kaká , Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leo Pasquali, Leonardo, Luciano Correa, Luisa Parente, Magic Paula, Mariana Ohata, Marcelinho, Maurício, Mauro Silva, Nelson Aerts, Oscar Schmidt, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Ricarda Lima, Roberto Lazzarini, Robson Caetano, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubens Barrichello, Rui Campos, Torben Grael, Vanessa Menga e Zetti.

Serviço:

Facebook – Fanpage "Manifesto Atletas pelo Brasil – O jogo só termina quando todo mundo vence" – https://www.facebook.com/AtletaspeloBrasil
Youtube – canal Atletas pelo Brasil
Twitter –
@atletaspeloBR

Leia também: Manifesto dos Atletas pela Cidadania é um soco nas autoridades

Compartilhe este artigo