“SP e Rio têm baixo índice de transparência, diz pesquisa sobre Estados da Copa” – Uol


MARIANA SALLOWICZ
DO RIO

Os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro têm um baixo índice de transparência, segundo levantamento do Instituto Ethos sobre os locais que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Outros Estados com resultado baixo foram Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Já Amazonas e Rio Grande do Norte tiveram um nível mais fraco, classificado como "muito baixo". Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12).

Na outra ponta, os destaques positivos foram Pernambuco e Ceará. "São Estados em que há mais facilidade para obter informações", afirma Jorge Abrahão, presidente do instituto.

No caso do Rio, a sede com maior visibilidade, um dos fatores que explica o baixo resultado é a ausência de uma ouvidoria, diz Abrahão.

Já São Paulo teve o índice puxado para baixo por não ter realizado audiências públicas. Apenas quatro Estados declararam ter realizado audiências públicas sobre as obras do Mundial: Bahia, Mato Grosso, Pernambuco e Rio de Janeiro.

A ferramenta mede a disponibilidade dos dados públicos e o funcionamento dos canais de participação da população nos investimentos dos governos necessários para a realização do Mundial. A pesquisa foi feita entre 30 de janeiro e 10 de junho.

VEJA OS RESULTADOS POR ESTADO

Amazonas – muito baixo
Bahia – médio
Ceará – alto
Mato Grosso – baixo
Minas Gerais – médio
Paraná – médio
Pernambuco – alto
Rio de Janeiro – baixo
Rio Grande do Norte – muito baixo
Rio Grande do Sul – baixo
São Paulo – baixo

Compartilhe este artigo