Moradores de Vila Maria querem uma cidade mais inclusiva

Fonte: Portal da Câmara Municipal de São Paulo

Uma São Paulo mais inclusiva foi o que os moradores da região da subprefeitura de Vila Maria/ Vila Guilherme, pediram, no sábado (8/6), na segunda etapa da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE).

Participantes da oficina pública para elaboração de propostas e colaborações, as pessoas apontaram sugestões para seus bairros. “Queremos que transporte, habitação, (regulamentação fundiária) e a instalação de equipamentos públicos de educação, saúde e cultura sejam prioridades, principalmente nas áreas mais carentes e empobrecidas”, afirmou Marcelo Naves, do Fórum de Defesa da Criança e do Adolescente e do Movimento Fé e Política. Para ele a aplicação de uma gestão democrática e descentralizada e a criação dos conselhos de representantes nas subprefeituras, com poder de acompanhamento e fiscalização da gestão é fundamental para que, de fato, essas regiões sejam atendidas de forma adequada.

Os grupos de discussões também descreveram o transporte público como uma grande carência de algumas regiões da cidade, principalmente na Vila Maria, o que, para eles, provoca a exclusão dos moradores em relação ao restante da cidade.

O engenheiro da subprefeitura da região, Ricardo Fradic, destacou que no distrito não existe metrô, trens e nem corredores de ônibus, o que dificulta o acesso aos outros locais da cidade. “Muitas vezes para uma pessoa ir daqui para Santana, precisa antes ir até a Sé ou Mooca”.

Revitalização do Terminal de Cargas

O Terminal de Cargas, localizado na rodovia Fernão Dias, foi outra questão levantada durante o encontro. A prefeitura estuda a criação de  um projeto que amplie o terminal, transformando-o no Complexo Logístico Fernão Dias. Na prática, o atual terminal seria estendido até a área da antiga fábrica de brinquedos Estrela, no cruzamento das rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, o que gera desagrado por parte dos moradores, que querem a descentralização do Terminal.

Gilberto Rossi, subprefeito de Vila Maria/Vila Guilherme, lembrou que o Terminal é um problema local, mas que afeta toda a cidade por causa do trânsito e poluição. “A ideia é que haja uma revitalização do terminal e que ele não fique concentrado apenas nessa região”.

Além disso, os moradores reclamam da sensação de insegurança provocada pelos veículos, que  ficam estacionados nas ruas a noite toda e dos frequentes casos de prostituição infantil, tráfico de drogas e lixo nas calçadas.

Essas sugestões da população serão utilizadas pela prefeitura na elaboração do novo Plano Diretor Estratégico da cidade. As oficinas de elaboração de propostas serão realizadas nas 31 subprefeituras, com o objetivo de analisar o que precisa ser alterado no plano atual.

A população também pode acessar as informações sobre o Plano Diretor e enviar suas propostas via internet por meio do site Gestão Urbana SP.
 

Outras Notícias da Câmara

Compartilhe este artigo