Empresas devem ter desoneração fiscal para se instalar na periferia

Segundo o prefeito, a desoneração de tributos às empresas que se instalarem em bairros que hoje são considerados dormitórios é um dos caminhos para melhorar a qualidade de vida da população

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (23) que está elaborando um projeto de lei para a desoneração de tributos (IPTU e ISS) às empresas que se instalarem em regiões periféricas. A intenção, segundo o prefeito Fernando Haddad, é criar incentivos para o desenvolvimento de regiões localizadas nos extremos da cidade. Durante o seminário “Administrando uma megacidade: São Paulo no século XXI”, realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Haddad defendeu ainda o aperfeiçoamento do Plano Diretor Estratégico (PDE).

 Com mais empresas em bairros considerados “dormitórios” – afastados do Centro -, o prefeito considera que a qualidade de vida dos moradores deverá melhorar consideravelmente. “Se a gente levar o emprego para lá eu tenho certeza que o empresário vai pensar duas vezes antes de sair de São Paulo. Estímulos fiscais da mesma proporção para instalar empresas e impedir que esses deslocamentos se ampliem ainda mais”, afirmou Haddad. O projeto de lei está sendo preparado pelo secretário municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Marcos Cruz, e deverá ser enviado para a Câmara nas próximas semanas.

De acordo com o prefeito, a cidade tem mais de 1,5 milhão de habitantes a leste da avenida Jacu Pêssego, que está a 20 km do Centro. Semelhante acontece com a região ao sul da Cupecê, que conta com mais de 1 milhão de pessoas. “Um pouco do conceito do Arco do Futuro, Arco Tietê, Jacu Pêssego, Cupecê, veio na esteira de que não será suficiente ampliar o transporte público quando eu tenho três milhões de trabalhadores com média de 10 km por dia de deslocamento, de manhã e de tarde. Então nós temos que criar estímulos para distribuir os empregos de forma mais adequada na cidade”, afirmou o prefeito.

Haddad ainda enfatizou que é fundamental que o governo também invista em uma política de descentralização dos serviços públicos na cidade. “Todas as licitações que estão sendo feitas na cidade de São Paulo estão seguindo essa diretriz. Então se eu vou instalar wi-fi na cidade, eu quero que o serviço esteja em Cidade Tiradentes, em Guaianazes, no Grajaú, para que as pessoas tenham condições de acesso ao serviço público sem grande deslocamento”. Atualmente, 17% dos empregos da cidade estão concentrados apenas na subprefeitura da Sé.

Plano Diretor

Haddad mencionou ainda a importância de aproveitar a discussão do Plano Diretor para estabelecer novas diretrizes e aperfeiçoar leis já existentes. “A pior coisa que pode acontecer na cidade de São Paulo é não fazermos uma reforma urbana como ela merece. A cidade está como um cavalo selvagem no seu desenvolvimento, na sua expansão, e ela precisa de menos burocracia e mais estímulos corretos para que os empreendimentos tenham mais impactos externos positivos que negativos”, afirmou o prefeito.

“São Paulo é responsável por 12% do PIB, com 11 milhões de habitantes. São Paulo precisa se tornar parte do desenvolvimento nacional. Nós estamos fora do jogo e precisamos recolocar a cidade, pois com a limitação que temos hoje, todo trabalho precisa ser no sentido de alinhar município, estado, governo federal e setor privado, porque não falta força na cidade. O problema é que as pessoas estão remando para lados contrários”, concluiu o prefeito.

Compartilhe este artigo