Mostra Ecofalante exibe filmes históricos que discutem a relação do homem com a natureza


São oito títulos cults e premiados em Cannes, Veneza e pelo Oscar. Evento acontece de 23 a 30 de maio, em 6 salas de São Paulo, gratuitamente.

Reunindo filmes dirigidos por Akira Kurosawa, Werner Herzog, Paulo Newman, Joris Ivens, Ermanno Olmi, Nocolas Roeg e Arne Sucksdorff, a 2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental promove uma inédita retrospectiva, que tem por tema o embate homem x natureza.

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 23 a 30 de maio em seis salas paulistanas (Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e o novo Cinusp Maria Antônia), com entrada franca.

A programação da Retrospectiva Histórica “Homem x Natureza” inclui obras premiadas em Cannes (A Grande Aventura, de Arne Sucksdorff), Veneza (Ao Mistral, de Joris Ivens), na Mostra Internacional de São Paulo (História do Vento, de Ivens e Marceline Loridan) e pelo Oscar (Dersu Uzala, de Akira Kurosawa).

Estão presentes ainda títulos cultuados, como (O Tempo Parou, que marca a estréia do italiano Ermanno Olmi; A Longa Caminhada, filme de Nicolas Roeg lançado no Festival de Cannes; Fata Morgana, de Werner Herzog; e Uma Lição Para Não Esquecer, uma direção do ator Paul Newman indicada a dois Oscar – melhor ator coadjuvante e melhor canção.

A 2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental apresenta títulos que têm o meio ambiente e a relação entre o homem e a natureza como temas centrais. São produções vindas de mais de 20 países – algumas com passagem por importantes festivais de cinema internacionais, como Cannes, Berlim, Roterdã e Sundance –, sendo que cerca de 50 delas fazem sua estreia brasileira.

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental conta com patrocínio do Instituto Votorantim, Mondelēz e White Martins. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.

Mais informações podem ser acessadas em www.ecofalante.org.br/mostra.  

Serviço
2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
de 23 a 30 de maio de 2012
Entrada franca

Reserva Cultural – Av. Paulista 900, Bela Vista
Cine Livraria Cultura – Av. Paulista 2073, Cerqueira Cesar
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vla Clementino
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000, Liberdade
Cine Olido – Av. São João 473, Centro
Cinusp Maria Antônia – Rua Maria Antônia 294, Consolação

Compartilhe este artigo