Projeto Cidades da Copa é lançado nesta quarta em São Paulo

Projeto discute legado esportivo da Copa do Mundo de Futebol para as cidades-sedes que abrigarão o evento

Será lançado em São Paulo, no dia 10 de abril (quarta-feira), a partir das 10h, um projeto de mobilização de governos e sociedade civil nas 12 cidades-sedes da Copa Mundo de 2014. Por meio dessa iniciativa serão planejadas e estruturadas ações para a construção e garantia do legado social e esportivo da Copa.

O projeto Cidades da Copa foi idealizado pelo Instituto Esporte & Educação e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação; Rede Esporte pela Mudança Social, UNICEF, SESC e Atletas pela Cidadania.

A iniciativa mobilizará as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social; as Universidades de São Paulo; SESC; SESI; ONGs e as Federações Esportivas. Todos envolvidos no desenvolvimento do esporte para a inclusão de todos os cidadãos de São Paulo.

O projeto foi viabilizado pelo patrocínio da CCR e do Instituto Votorantim por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte.

O lançamento contará com as presenças do secretário municipal de Esporte, Celso Jatene, do chefe de gabinete da Vice-prefeita e coordenador do SPCopa, Osvaldo Napoleão, de acadêmicos das universidades e atletas como Ana Moser, Raí, Hortência, Ida e outros.

Além de São Paulo, o projeto é realizado neste primeiro ano em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Em 2014, será lançado nas outras sedes da Copa do Mundo.

Nessas cidades, a sociedade civil participará das discussões para a formulação de ações voltadas para a educação, o desenvolvimento humano, a justiça e a inclusão social. O projeto também contará com a participação dos adolescentes da Rejupe (Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte), iniciativa apoiada pelo UNICEF.

A ideia é contribuir para o reconhecimento do esporte como direito, para dobrar o número de esportistas no país e para a universalização do acesso às práticas de educação física escolar no país até 2016, ano em que serão realizadas as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Em cada cidade-sede da Copa, serão realizados três encontros de dois dias. Em São Paulo, o projeto reunirá nos dias 10 e 11 de abril (quarta e quinta-feira), instituições da sociedade civil e órgãos da administração pública envolvidos diretamente com as áreas de esporte, educação, cidadania, infância e adolescência.

No lançamento, nesta quarta, teremos a abertura com as autoridades e representantes dos parceiros. Posteriormente haverá a realização de mesa-redonda com apresentação de sugestões sobre a construção do legado social e esportivo para São Paulo. Durante a tarde será discutido sobre as dimensões sociais do esporte e organizado um cronograma para elaboração de um Plano de Ação, com a definição de objetivos, metas e estratégias a partir da visão e iniciativa de cada instituição participante.

Nas etapas seguintes será avaliada a situação da cidade em relação ao esporte no que tange a temas como estrutura física voltada para a prática esportiva, incentivos governamentais, educação física nas escolas, formação de professores e ações já desenvolvidas para a garantia do direito ao esporte. A partir desta avaliação inicia-se a construção do Plano de Ação de Esporte para os cidadãos paulistanos. 

“O projeto Cidades da Copa reúne governos, instituições e pessoas unidos no objetivo de estabelecer o legado social e esportivo dos grandes eventos. O projeto pretende criar ambiente e estimular a discussão das pessoas que fazem e se preocupam com o esporte e assim possam se encontrar e debater sobre os caminhos para ampliar e qualificar a acesso de todos ao esporte”, declara a presidente do Instituto Esporte & Educação, Ana Moser.

Serviço:
Lançamento do Projeto Cidades da Copa em São Paulo
Data: 10 de abril de 2013 (quarta-feira)
Horário: das 10h às 13h
Local: SESC Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245)

Compartilhe este artigo