Colocação em prática do Programa Cidades Sustentáveis é desafio para gestores municipais

"Aderir ao Programa Cidades Sustentáveis foi uma demonstração de coragem por parte dos gestores municipais, mas o trabalho, no entanto, começa para valer agora e é desafiador." A afirmação é do coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, e foi feita durante seminário realizado nesta quarta-feira (30/1), dedicado à sociedade civil, em meio ao Fórum Social Temático, que ocorre em Porto Alegre.
Segundo Broinizi, além de desafiador, o trabalho que os prefeitos terão, no primeiro momento, para colocar suas propostas no papel e, posteriormente, na prática servirá de exemplo para que outros municípios venham a aderir ao programa no futuro. “Precisamos criar exemplaridade”, disse ele.

O integrante da Rede Nossa São Paulo lembrou que 200 prefeitos aderirem à plataforma, num total de 5.564 municípios brasileiros. "Percentualmente, parece pouco, mas temos 20 capitais e mais da metade das cidades com mais de 200 mil habitantes, que são polos multiplicadores”, avaliou.

Todo esse trabalho dos prefeitos, informou Broinizi, terá o respaldo da equipe do Programa Cidades Sustentáveis, que em seu site já disponibiliza subsídios, como é o caso das boas práticas postadas semanalmente com exemplos de ações que renderam resultados em outras localidades ao redor do mundo.

"Não queremos apresentar para a sociedade brasileira, para os prefeitos, governadores e para a presidente uma utopia, uma coisa apenas no plano ideal. Estamos querendo dizer o seguinte: dá pra melhorar muito, porque já foi possível em algum lugar. A lógica é a da possibilidade efetiva da realização num prazo não muito longo, porque já foi feito em algum lugar”, argumentou o coordenador.

A importância da participação da sociedade, acompanhando esse trabalho dos gestores junto ao Programa Cidades Sustentáveis, foi abordada durante o encontro, realizado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O economista e coordenador do Grupo de Trabalho Orçamento da Rede Nossa São Paulo (RNSP), Odilon Guedes, apontou, por exemplo, a necessidade de a sociedade atentar para o controle que pode exercer sobre o orçamento público. “Nós não podemos ser desinformados sobre o tema. Nem o sujeito mais humilde. É preciso saber aonde vai o nosso dinheiro”, disse Guedes.

Argumento complementado por Maurício Piragino, diretor da Escola de Governo/SP. “Muitos criticam o orçamento participativo, dizendo que só 8% vão ser discutidos pela população. Não importa! É uma questão pedagógica, de as pessoas se aproximarem do que é delas. Ninguém conhece a minha rua melhor do que eu”, exemplificou Piragino.
Argumento complementado por Maurício Piragino, diretor da Escola de Governo/SP. “Muitos criticam o orçamento participativo, dizendo que só 8% vão ser discutidos pela população. Não importa! É uma questão pedagógica, de as pessoas se aproximarem do que é delas. Ninguém conhece a minha rua melhor do que eu”, exemplificou Piragino.
Na sequência do seminário, a coordenadora do Observatório Cidadão da RNSP, Clara Meyer Cabral, apresentou, ferramentas que podem ser usadas para entender e fiscalizar os gastos públicos, como os softwares “Para onde foi o meu dinheiro?” e “Cuidando do meu bairro”.
O uso do dinheiro público na realização da Copa de 2014 no Brasil também esteve na pauta. Angélica Rocha, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, levantou a necessidade de haver mais transparência nas ações do governo, para que a sociedade possa acompanhar de forma mais fácil e rápida o que está sendo decidido, como, por exemplo, a construção de novos estádios.
Confira aqui a apresentação de Angélica Rocha sobre o Pacto Municipal da Transparência.
O evento, encerrado com um debate envolvendo todos os representantes da sociedade civil presentes, foi promovido um dia depois do primeiro seminário de capacitação do Programa Cidades Sustentáveis para gestores municipais. 
Leia também: 
Compartilhe este artigo