“Haddad apresenta Plano de Metas para São Paulo” – Veja

Entre as promessas estão 150 quilômetros de corredores de ônibus e vinte novos Centros Educacionais Unificados até o fim do mandato

O prefeito Fernando Haddad (PT) terá 100 metas para cumprir até o fim de 2016. Divulgado na manhã desta terça-feira, o programa do petista é dividido em três eixos temáticos que têm por objetivo contemplar territórios vulneráveis do ponto de vista social, ambiental, urbanístico e econômico. "Há algumas metas que vou acompanhar com maior atenção, que são mobilidade urbana, saúde, educação e habitação", disse o prefeito de São Paulo.

Mas apesar da metodologia diferenciada, o plano não traz grandes novidades e repete algumas promessas já feitas pelo prefeito nos últimos meses. Mais enxuta que o plano traçado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), a lista de Haddad é formada especialmente por metas que preveem novos equipamentos públicos, além da requalificação de espaços existentes. Entre as várias obras listadas pelo documento estão a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus, 400 quilômetros de vias para bicicletas, três novos hospitais e vinte novos Centros Educacionais Unificados (CEU).

As metas foram divididas por objetivos, como superar a extrema pobreza na cidade de São Paulo, melhorar os índices de educação e ampliar oferta de vagas na educação infantil, ampliar o acesso e qualidade dos serviços de saúde, à moradia, à cultura, implantar o programa de prevenção da violência e da criminalidade, ampliar os índices de coleta seletiva no município de 2% para 10% e redução da ocorrência de enchentes e alagamentos.

É a segunda vez que um prefeito de São Paulo é obrigado a informar à população o que pretende fazer durante os quatro anos de seu governo. O programa é uma exigência legal, criada em 2008 por meio de uma emenda à Lei Orgânica do Município apresentada pela Rede Nossa São Paulo e outras 570 entidades da sociedade civil. Estreante na função, Kassab apresentou 223 metas em 2009. No fim do ano passado, o ex-prefeito disse ter cumprido 55,1% do esperado.

(Com Estadão Conteúdo)

Compartilhe este artigo