Haddad: novo Plano Diretor deverá ir à Câmara em agosto

O prefeito afirmou em encontro no Secovi que toda a sociedade está convidada a discutir o Plano e o futuro da cidade

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo 

O prefeito Fernando Haddad anunciou que o projeto de lei para o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade deverá ser entregue em agosto para avaliação dos vereadores na Câmara Municipal. Haddad convidou toda a sociedade a discutir o projeto e o futuro da cidade em evento realizado terça-feira (19/3), na sede do Sindicato das Empresas de Venda, Locação, Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi), na zona Sul.
 
“Na semana que vem, vai ser definido na Secretaria de Desenvolvimento Urbano o calendário de audiências. Nós decidimos, em comum acordo com a Câmara, retomar a discussão no Executivo. Entendemos que o plano atual precisa ser revisto. Nós pensamos que teremos condição em agosto entregar o documento para a Câmara”, afirmou Haddad, após apresentar palestra sobre as perspectivas de desenvolvimento urbano da cidade.
 
Em sua apresentação, o prefeito apontou a necessidade de construir um consenso em torno das prioridades e rumos do desenvolvimento de São Paulo, em um processo de diálogo entre o executivo, o legislativo e a sociedade civil. “Todo nosso empenho vai ser no sentido de promover um debate de alto nível. Agora é a hora de arregaçarmos as mangas para dar à cidade um novo Plano Diretor à luz de toda a experiência acumulada, dos êxitos e dos obstáculos”, disse Haddad
 
O Plano Diretor é um instrumento que fixa as diretrizes gerais da política de desenvolvimento e de expansão urbana, sendo obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. Ordena o desenvolvimento da cidade e define a função social da propriedade urbana. No encontro, o presidente da Secovi Cláudio Bernardes afirmou que o Secovi à disposição para o diálogo. “A firme disposição do prefeito de ir no início de fevereiro à Câmara Municipal pedir prioridade na revisão do Plano Estratégico é uma demonstração inequívoca de sua vontade política de rever os rumos de crescimento da cidade”, disse.
 
Em sua palestra, Haddad falou também sobre o Arco do Futuro e sobre a necessidade de tornar São Paulo “uma cidade policêntrica”, criando vários pólos de desenvolvimento. Anunciou ainda os próximos passos para a promoção do desenvolvimento da zona Leste. “Em abril nós vamos encaminhar à Câmara a lei de incentivos fiscais da zona Leste. Propomos redução de ISS de 5% para 2% e a isenção de IPTU por um prazo bastante longo, de 20 anos pelo menos”, explicou.
 
Acompanharam a palestra desta tarde empresários do setor imobiliário, vereadores, os secretários municipais Simão Pedro (Serviços), Eliseu Gabriel (Trabalho), João Antonio (Relações Governamentais), Paula Motta (Licenciamentos), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano), Marcos de Barros Cruz (Finanças), Osvaldo Spuri (Infraestrutura Urbana e Obras), e os subprefeitos Adevilson Maia (Santo Amaro), Angelo Filiardo Júnior (Pinheiros), Dilian Guimarães (Aricanduva / Vl.Formosa), Luiz Macarrão (Vila Mariana), Marcos Barreto (Sé) e Ricardo Pradas (Lapa).

Compartilhe este artigo