“12 pessoas por dia são furtadas em trem e metrô” – Folha de S.Paulo

Casos em vagões e estações mais que dobraram em janeiro na Grande SP

Aeroportos de Cumbica e Congonhas também tiveram crescimento de furtos; em Viracopos, houve diminuição

DE SÃO PAULO DO “AGORA”

Todos os dias, pelo menos 12 pessoas são vítimas de furtos no sistema de metrô e trens que cobre a região metropolitana de São Paulo.

A delegacia responsável por investigar os crimes ocorridos nos vagões e nas estações registrou no mês passado 377 furtos a passageiros -aumento de 109% em relação ao mesmo período de 2012, quando ocorreram 180 casos.

O número de furtos que ocorrem em trens e metrô pode ser ainda maior do que mostram os números oficiais, pois nem toda vítima desse tipo de crime -furto de um aparelho eletrônico, por exemplo- vai à delegacia para registrar a ocorrência.

Desde dezembro de 2011, as redes do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizam uma campanha para tentar inibir furtos. A ideia é evitar que os passageiros desatentos se tornem vítimas de "batedores de carteiras".

Os roubos -quando há ameaça ou violência- também cresceram: de 14 para 22.

Os ladrões também passaram a agir mais nos dois principais aeroportos do Estado.

No aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), o aumento dos casos de furto foi de 26,2%. Passaram de 103 em janeiro de 2012 para 130 no mesmo mês deste ano.

Já no de Congonhas, na capital, o aumento foi de 38,9% -de 18 para 25. Na contramão, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, registrou redução de 27% no número de casos -de 37 para 27.

HOMICÍDIOS

Análise sobre homicídios dolosos (intencionais) na capital mostra uma mudança: pela primeira vez, o 1º DP (Sé), no centro, aparece entre os mais violentos, com cinco casos registrados.

(AFONSO BENITES, ANDRÉ MONTEIRO E LÉO ARCOVERDE)

Compartilhe este artigo