Especialistas internacionais debatem mobilidade urbana em seminário promovido pelo Porto Digital

Para entender e acompanhar as transformações pelas quais estão passando as cidades ao redor do mundo e debater soluções para mobilidade urbana, o Porto Digital vai reunir pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais para a primeira edição do mobIT – Seminário Internacional de Mobilidade. Realizado nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, tem a proposta de promover o diálogo sobre as intervenções urbanas a partir da adoção de novas tecnologias de transporte, além de procurar estimular mudanças comportamentais e culturais para uma nova perspectiva de centros urbanos.

A temática é ampla e abrange questões como desenvolvimento sustentável e inteligente, acessibilidade e inovações tecnológicas, tendo como foco principal a discussão sobre a cidade e a diversidade modal. Entre os convidados, estão o presidente do Canadian Urban Institute – instituição referência em promoção de qualidade de vida em centros urbanos-, John G. Jung, o professor de Oxford, Martino Tran, e o arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Toulouse, Uli Seher, que abordará as novidades em relação às perspectivas e às potencialidades tecnológicas para a mobilidade do futuro.

Além deles, o encontro traz o arqueólogo espanhol Jordi Pardo, que participou da concepção do projeto 22@, implementado na cidade de Barcelona, representando uma renovação urbana a partir da construção de um polo tecnológico; e Craig Nelson, especialista em sistemas de transporte inteligentes e desenvolvedor de ferramentas sobre mobilidade na web.

Do cenário nacional, expõem suas experiências, o secretário Executivo da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Maurício Broinizi, instituição que articula ações em diversas cidades brasileiras; Natália Garcia, criadora do cidadesparapessoas.com; o especialista em engenharia de transporte, Cláudio Marte; o superintendente de gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro, Waldir Peres, e o executivo Angelo Leite, presidente da empresa Serttel, especializada em tecnologia para soluções de tráfego e compartilhamento de bicicletas.

O mobIT é promovido pelo Porto Digital, através do ITgreen – Inovação e Sustentabilidade, núcleo do parque tecnológico voltado para o uso das tecnologias da informação e para o bem estar socioambiental,  e pretende reunir acadêmicos que atuam nos campos de tecnologia, urbanismo e transporte; gestores públicos e privados de transporte e empresários da área de serviço.

Inscrições e programação completa estão no site: mobit.portodigital.org. Até o dia 15 de janeiro, os interessados podem se inscrever com desconto, investindo apenas R$ 75. Depois dessa data, as inscrições passam para R$ 100. As vagas são limitadas.

Sobre o Porto Digital:

Considerado um dos principais ambientes de conhecimento e inovação do país, o Porto Digital atua, também, estimulando a criação de software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa. Ocupa uma área de 149 hectares, nos bairros do Recife e Santo Amaro, que vem sendo requalificada a partir da instalação e consolidação de novos empreendimentos.  Atualmente, o Porto Digital reúne mais de 200 empresas, 3 incubadoras de empresas, 2 instituições de ensino superior e 2 institutos de pesquisa, empregando mais de 6500 pessoas e cotando com 500 empreendedores.

Serviço:

MobIT – Seminário Internacional de Mobilidade

Onde: Auditório do Banco do Brasil (Av. Rio Branco 240, Bairro do Recife)

Quando: 31 de janeiro e 1º de fevereiro

Perfil dos palestrantes e coordenadores de painel:

John G. Jung (CAN), Canadian Urban Institute

Graduado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, em Planejamento Urbano e Regional com mestrado em Design Urbano pela Universidade de Manchester, no Reino Unido. É co-fundador e presidente da "Community Forum Inteligente" (ICF), com sede em Nova York e CEO do Canada’s Technology Triangle Inc (CTT). Tem artigos publicados e palestras em todo o mundo sobre desenvolvimento urbano planejamento, comunidades inteligentes e comercialização internacional de regiões urbanas. Também é presidente da Associação Comunitária Inteligente com 86 localidades ao redor do mundo.

Martino Tran (UK), Universidade de Oxford

Especialista em dinâmica de inovação tecnológica e de comportamento do mercado consumidor, energia sustentável e sistemas de transporte olhando para os impactos futuros de novas tecnologias. Tem DPhil em Ciência Ambiental e Matemática Aplicada da Universidade de Oxford e Mestrado em Ciências Ambientais, Política e Gestão da Universidade de Lund, na Suécia. Tem sido colaborador ou autor de mais de 25 publicações para academia, governo e várias organizações internacionais.

Jordi Pardo (ESP), Culture and Tourism Lab

É especialista em políticas culturais da Unesco, dentro do Programa Cultura, Desenvolvimento e Governança. É Coordenador, fundador e pesquisador do Laboratório de Cultura de Barcelona Media-Centro de Inovação e membro do painel da Comissão Europeia de peritos encarregados da seleção das Capitais Europeias da Cultura. Nos últimos 20 anos, já dirigiu instituições culturais e projetos na Espanha, Brasil, Peru, Paraguai, Uruguai e Vietnã.

Uli Seher (FRA), BRS Archiectes

Arquiteto e Urbanista formado pela Université Technique de Stuttgart et UP9 Paris. Atou em projetos de mobilidade urbana de destaque na França, Alemanha e países da África. Faz parte da equipe BRS Archiectes, em Paris, especializados em soluções sustentáveis.

Craig Nelson (UK), Steer Davies Gleave

Especialista em sistemas de transporte inteligentes e em desenvolvimento de ferramentas de informações e gerenciamento de tráfego. Atua no planejamento de transportes e na indústria de tecnologia especializada na criação de soluções web inovadoras. Já desenvolveu e gerenciou projetos para a Traveline, BBC e Google. É o principal consultor da Steer Davies Gleave, uma consultoria independente que trabalha em todo mundo a questão do transporte.

Maurício Broinizi (SP), Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis

Maurício Broinizi Pereira é Coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Secretário Executivo da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e doutor em História Econômica pela USP.

Natália Garcia (SP), cidadesparapessoas.com

Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo, deixou as redações dos veículos de comunicação para ser repórter freelancer e conhecer algumas cidades pedalando. Participou do projeto !sso não é Normal, um site sobre a relação entre o modelo urbano de algumas cidades brasileiras e as mudanças climáticas e criou o site cidadesparapessoas.com, onde conta experiências próprias e mostra projetos bem sucedidos pelo mundo.

Claudio Marte (SP), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP (EPUSP), vinculado ao Laboratório de Geoprocessamento (LabGeo), sendo responsável por disciplinas na área de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS). É também colaborador do ITS Brasil e da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos. Foi diretor do CIAM (Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.

Waldir Peres (RJ),  Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio de Janeiro  

Doutor em Meio Ambiente e mestre em Geografia pela UFRJ, Waldir Peres é superintendente de Gestão da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos – AMTU (RJ). Atualmente, coordena o Programa de Transporte Sustentável que prevê a realização de testes de novos combustíveis na frota de ônibus do Rio de Janeiro e introdução de novas tecnologias. Coordenou a preparação da proposta olímpica de transportes apresentada às autoridades internacionais que julgaram a candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Angelo Leite (PE), Grupo Serttel

Formado em engenharia elétrica pela UFPE, Angelo Leite preside a Serttel, empresa pensada por ele e que hoje é conhecida por criar tecnologia para soluções de tráfego e projetos de compartilhamento de bicicletas.

Compartilhe este artigo