ONU Habitat lança índice de prosperidade da cidade

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) lançou na primeira semana de setembro uma nova ferramenta para medir os progressos das cidades. O Índice de Prosperidade da Cidade avalia cinco dimensões: produtividade, infraestrutura, qualidade de vida, igualdade e sustentabilidade ambiental.

Segundo o ONU-Habitat, a proposta é ajudar os tomadores de decisão a criar políticas claras de intervenções nos municípios, além de identificar oportunidades e áreas potenciais para a prosperidade.

O programa da ONU lançou ainda um novo relatório sobre o estado das cidades mundiais. O documento afirma a necessidade de uma melhor noção de desenvolvimento dos municípios, que vá além do crescimento econômico. O diretor-executivo do ONU-Habitat, Joan Clos, afirmou que o relatório defende ainda um "novo tipo de cidade, centrada nas pessoas."

Para o ONU-Habitat, as cidades do século 21 devem:
•    Reduzir os riscos de desastres e vulnerabilidades para os mais pobres e construir a resistência às forças adversas da natureza;
•    Criar harmonia entre as cinco dimensões de prosperidade e aumentar as perspectivas de um futuro melhor;
•    Estimular a criação de emprego local, promover a diversidade social, manter um ambiente sustentável e reconhecer a importância dos espaços públicos;
•    Vir com uma mudança de funções de perfil urbano e proporcionar o desenvolvimento social, político e econômico com condições de prosperidade.

Relatório em inglês: http://www.unhabitat.org/downloads/docs/State_of_the_World_Cities_Report2012.pdf

Compartilhe este artigo