Ação reúne candidatos à Prefeitura de Fortaleza por compromisso com legado social da Copa

 

Campanha "Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?" propõe assinatura de termo de responsabilidade em evento na próxima segunda-feira (3/9)

A Atletas pela Cidadania, o Instituto Ethos, por meio do projeto Jogos Limpos e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, por meio do Programa Cidades Sustentáveis, reúnem os candidatos à Prefeitura de Fortaleza para propor um compromisso social. Na próxima segunda-feira (3), na IFCE (Av. Treze de Maio, 2081, Benfica), às 9h, o evento "Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?" vai estimular os postulantes ao governo municipal a garantir investimentos sociais como parte do legado dos megaeventos esportivos. A capital cearense será uma das sedes do torneio de 2014.

Os candidatos presentes serão convidados a firmarem os seguintes compromissos: o “Termo de Compromisso Cidades do Esporte”, sobre a garantia do acesso ao esporte pela população; o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão e dos gastos públicos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentável nas capitais visitadas (abaixo, a descrição detalhada dos termos).

Representando a Atletas pela Cidadania, estará presente a ex-jogador de basquete João José Vianna, o Pipoka.  Já o representante do Instituto Ethos/projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios será Emílio Martos. A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis/Programa Cidades Sustentáveis será representada por Maurício Broinizi.

A ação acontece em meio ao momento único vivido pelo Brasil, que, ao sediar os principais eventos esportivos do mundo, tem também o compromisso de realizar investimentos sociais importantes. Além do legado em áreas como mobilidade urbana e infraestrutura, é preciso estabelecer quais serão os outros benefícios para a população.

Depois de Manaus (AM), Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e, agora, Fortaleza (CE); a ação passará ainda por Salvador (BA), no dia 5; e Curitiba (PR), no dia 11 de setembro.

Além das três organizações realizadoras, a iniciativa em Fortaleza conta com o apoio das seguintes organizações: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), do Fórum Estadual de Saúde Ambiental; do SOS Clima Terra/CE; do Observatório das Políticas Públicas/UFC; e da Ação Cearense de Combate a Corrupção e Impunidade/ACECCI.

Serviço:
Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?
Data: 3 de setembro de 2012 (segunda-feira), às 9h.
Onde: Auditório Castelo Branco do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica – Fortaleza/CE.

Termo de Compromisso Cidades do Esporte
O Termo de Compromisso Cidades do Esporte visa ao desenvolvimento de uma cultura esportiva, tornando o esporte acessível à população, com o estímulo ao aumento da atividade física e a melhoria do esporte das escolas. A meta é a ampliação e qualificação do Esporte Educacional em 100% das Escolas Públicas, bem como dobrar a prática de atividade física nas cidades-sede da copa até 2016.

Pacto pela Transparência Municipal
O Pacto Municipal pela Transparência tem com objetivo comprometer os/as futuros(as) administradores(as) municipais com a transparência nos processos de decisão e investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Esse pacto faz parte das estratégias do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, uma iniciativa do Instituto Ethos que pretende aproveitar a realização da Copa do mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil para criar uma cultura que eleve o nível de transparência da gestão e dos gastos governamentais, o nível de integridade nas relações público-privadas e o controle social dos investimentos públicos.

Programa Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis, totalmente apartidário, tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Para isso, oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda, e um banco de boas práticas com exemplos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos gestores públicos municipais. O programa é complementado por uma campanha que tenta sensibilizar os eleitores a escolher a sustentabilidade como critério de voto e os candidatos a adotar a agenda da sustentabilidade.

Para mais informações sobre as plataformas, bem como quanto ao local e horário dos encontros, acesse os sites:
Pacto pelo legado Socioesportivo – Atletas pela Cidadania – www.atletaspelacidadania.org.br  
Programa Cidades Sustentáveis – Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis www.cidadessustentaveis.org.br
Pacto Pela Transparência – Projeto Jogos Limpos (Instituto Ethos) –  http://www.jogoslimpos.org.br/

Compartilhe este artigo