Plano de Metas da Juventude Paulistana é entregue a candidatos a prefeito

 

Carlos Giannazi (PSOL), Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PPS) compareceram ao evento de lançamento das propostas e foram os primeiros a receber o documento

Airton Goes airton@isps.org.br

Representantes de várias organizações que atuam na área da juventude em São Paulo apresentaram na última sexta-feira (10/8) um conjunto de propostas destinadas a atender as demandas do segmento. Batizado de Plano de Metas da Juventude Paulistana, o documento foi resultado de vários debates promovidos pelas entidades em diversas regiões do município.

Após o lançamento, o plano foi entregue aos candidatos a prefeito da capital paulista Carlos Giannazi (PSOL), Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PPS), que compareceram ao evento realizado no Auditório Paulinas.

Logo na abertura da atividade, Flavio Munhoz, integrante do GT Juventude da Rede Nossa São Paulo, explicou que o plano estava sendo apresentado na data (10/8) por ser o Dia Internacional da Juventude.

Gabriel de Piero, também do GT Juventude, iniciou a apresentação do documento e, em seguida, jovens de diversas outras organizações destacaram algumas propostas de cada um dos 10 eixos temáticos em que o material está dividido: educação e novas tecnologias; cultura; esporte; direitos humanos; qualidade de vida e saúde; direito à cidade; trabalho; cultura de paz; participação política; e temáticas livres.

Ao assinar o recebimento do plano, o candidato do PT, Fernando Haddad, se comprometeu a analisar as sugestões. “Mesmo após o lançamento do nosso programa de governo, que iremos apresentar à sociedade na segunda-feira [13/8], vamos tentar incorporar aquilo que os jovens estão propondo”, afirmou. Para ele, “a cidade tem que rejuvenescer em suas práticas e na maneira de fazer política”.    

Soninha Francine, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PPS, argumentou que havia lido o documento apresentado pelos jovens e que tinha muito mais concordâncias do que discordâncias em relação às propostas. Ela, porém, registrou que, caso seja eleita, não pretende instalar a Secretaria Municipal da Juventude – uma das propostas do documento. “Não acredito que a criação de uma nova secretaria resolva os problemas”, justificou.

O terceiro candidato a prefeito a falar sobre o Plano de Metas da Juventude Paulistana foi Carlos Giannazi, do PSOL. “Para nós, do PSOL, esse documento coincide com muitas coisas que estamos propondo.” Segundo ele, a juventude é o setor mais afetado pela falta de emprego e pela violência na cidade. Giannazi citou a proposta de retomar o Projeto Escola Aberta – que se encontra no eixo educação do documento – como uma das que tem defendido há vários anos.

Ao final do evento, Flávio Munhoz informou aos participantes que todos os candidatos a prefeito foram convidados. “Infelizmente, alguns não compareceram, mas vamos entregar o nosso plano nos escritórios políticos daqueles que não vieram”, declarou.

Além dos candidatos a prefeito, também participou da atividade o coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi. Ele relatou como a “Lei das Metas” foi aprovada em São Paulo – a primeira cidade do país a colocar em prática a iniciativa – e sua importância para aprimorar a gestão e o acompanhamento por parte dos cidadãos. “Hoje, já são 30 cidades que aprovaram leis semelhantes”, destacou.

Compartilhe este artigo