Cidades Sustentáveis será apresentado em evento na cidade de Macaé, no RJ

 

Programa, que oferece ferramentas para o desenvolvimento sustentável dos municípios, fará parte da V Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos

Airton Goes airton@isps.org.br

“Os Desafios da Nova Economia” é o tema central da V Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental e parceiros, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de maio (terça, quarta e quinta-feira), das 14 às 21 horas, na Cidade Universitária de Macaé-RJ.

Na programação do evento está a apresentação do Programa Cidades Sustentáveis, além de um painel que aborda criticamente o modelo insustentável da política industrial implementada em diversas regiões brasileiras, em prejuízo de comunidades que sobrevivem principalmente da pesca e da agricultura familiar. Tal modelo penaliza tradicionais arranjos produtivos, marginalizando larga faixa da população.

De acordo com os organizadores do evento, a Nova Economia caracteriza-se pela mudança da cultura extrativista e pelo despertar do interesse em soluções alternativas para a produção de bens e serviços. Com isso, tem-se a valorização das áreas de conhecimento, até então pouco exploradas pelas empresas e, também, pouco procuradas pelos jovens profissionais que pretendem entrar no mercado de trabalho.

A Feira de RSE Bacia de Campos, que está contribuindo para inserir a região petrolífera fluminense na discussão global sobre Sustentabilidade terá, em sua quinta edição, stands de empresas, Ongs, universidades, gestores públicos, empreendedores sociais e instituições diversas; Fórum com palestras e painéis, Oficinas de Reciclagem, Workshop de RSE, Mostra de Filmes Socioambientais, Apresentações Culturais de Ongs, Shows com artistas consagrados e talentos da região, Oficinas do Conhecimento com universidades e empresas e Mostra de Artesanato Regional com materiais reciclados.
 
A entrada é gratuita, inclusive para o Fórum, bastando o interessado se credenciar pela internet ou no local.

Programação do Fórum

Dia 8 de maio – terça feira

15 horas: Painel 1 – “Sustentabilidade e Política Industrial”: Uma abordagem crítica da política desenvolvimentista implementada em diversas regiões brasileiras, em particular no Estado do Rio de Janeiro, em prejuízo de comunidades que sobrevivem principalmente da pesca e da agricultura familiar, cujos cidadãos estão sendo pressionados a abandonar suas terras em favor de grandes empreendimentos.

Debatedores: Renê Justen, superintendente regional do INEA; Rodrigo Santos Silva, vice-presidente da Asprim – Associação dos Produtores Rurais do 5º Distrito de São João da Barra; Hamilton Garcia, sociólogo e cientista político, coordenador de Extensão do CCH/UENF; José Luiz Vianna da Cruz, sociólogo, professor da UFF, mestre em Planejamento Urbano e Regional; Vilmar Berna, ambientalista, escritor, diretor da Revista do Meio Ambiente, ganhador do Prêmio Global 500 da ONU; Cristiano Pacheco, especialista em direito ambiental, líder-parceiro AVINA, diretor executivo do Instituto Justiça Ambiental.

Moderador: Martinho Santafé, jornalista, diretor da Revista Visão Socioambiental

17:30 horas : Oficinas do Conhecimento: Apresentação de projetos e inovações sustentáveis com a participação de Universidades e Empresas e Empreendedores Sociais.

Dia 9 de maio – quarta-feira

14:30 horas: Palestra 1 – “O Brasil e a nova agenda do desenvolvimento” – Carlos Nobre – Engenheiro e doutor em Meteorologia que pesquisa o clima da Amazônia, um dos principais especialistas mundiais em mudança climática e um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz concedido em 2007 ao Painel Intergovernamental de Especialistas sobre Mudanças Climáticas.

15:45 horas: Palestra 2 – “Da Neurociência às práticas sustentáveis” – Regina Migliori – Educadora, advogada, escritora e pioneira no Brasil na criação de Programas de Educação e Gestão centrados em Ética, Cultura de Paz e Sustentabilidade. É diretora presidente do Instituto Migliori e atua como Consultora para governos e para a iniciativa privada. É autora de livros, programas de e-learning e comunidades virtuais de aprendizagem.

17 horas: Painel 2 – II Seminário “Macaé Rumo à Rio + 20” – Coordenação da Agenda 21 Macaé.

Dia 10 de maio – quinta-feira

14:30 horas: Palestra 3 – “Por uma economia includente, verde e responsável” – Ricardo Abramovay – Professor Titular do Departamento de Economia da FEA/USP, membro do Conselho Científico da Maison des Sciences de l’Homme de Montpellier, na França. Seu programa de pesquisa apóia-se teoricamente nas principais correntes contemporâneas da sociologia econômica.
15:45 horas: Painel 3 – “Práticas empresariais bem sucedidas nas áreas de Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade”

Palestrantes convidados: Nelton Friedrich – diretor de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, com o projeto “Cultivando Água Boa”, que pelo segundo ano consecutivo ganhou o Prêmio Socioambiental do Instituto Chico Mendes; Representante da Transpetro, que em 2012 comemora 30 anos de atividades; José Luiz Zaganelli, presidente do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG), com o “Projeto POMAR”.

18 horas: Solenidade de Lançamento do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos edição 2012 e apresentação do Programa Cidades Sustentáveis, pelo representante da Rede Nossa São Paulo, George Winnik.

Compartilhe este artigo