Lançamento do Movimento Nossa Brasília reúne mais de 200 lideranças na capital do País

 

Conectando muitos sonhos na construção de uma cidade sustentável, Movimento Nossa Brasília reúne centenas de pessoas na Universidade de Brasília e potencializa a rede de iniciativas e ações socioambientais locais.

Por Carolina Ramalhete (Integrante do Movimento Nossa Brasília)

Mais de duzentos ativistas do DF se reuniram para lançar, dia 15/03, o Movimento Nossa Brasília, que visa à transformação da cidade em um território sustentável e justo. O evento aconteceu no Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) e contou com a presença de representantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do movimento de São Paulo, que inspiram a comunidade de Brasília com valores e experiências prévias.

A noite começou com a cara do Movimento, uma dinâmica cooperativa que estimulou o reconhecimento mútuo e o diálogo entre os presentes. “Qual a sua causa? O que o motiva a estar aqui hoje?” foram as questões lançadas. Em grupos maiores, de aproximadamente oito pessoas, os cidadãos sintetizaram em três palavras a essência do que buscavam ali: “transformação, solidariedade, cooperação”.

Em seguida, Regina Fittipaldi, Pró-Reitora de Natureza da Universidade da Paz (UNIPAZ/ DF), sensibilizou os participantes, que, sentados em roda, ouviram histórias de uma Brasília em construção, narrada a partir dos olhos da menina recém chegada do Rio de Janeiro, há cinqüenta anos. Ela lembrou que a forma de borboleta, ou avião, como se avista de cima o olhar para a cidade, remetia ao sonho de transformação e liberdade inerentes ao sonho da capital que brotaria do coração do Brasil.

Na segunda fala, Elvis Bonassa, do Instituto Kairós, abordou a importância da construção de indicadores para o efetivo controle social sobre as políticas públicas.  Ele completou a fala de Regina e trouxe o sonho para uma perspectiva real, apresentando dados das pesquisas que apontam caminhos a ser trilhado localmente. Nesta linha, já está prevista pesquisa para a construção de indicadores, tanto do Plano Piloto quanto das demais regiões administrativas, como uma das primeira iniciativas do Nossa Brasília.

Em seguida, o Secretário executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, apresentou e comentou um vídeo, contextualizando experiência local a partir da história e dos valores da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. No curta metragem um mosaico de vozes e paisagens humanizam o trabalho desta rede, da qual o Nossa Brasília é um nó.

Por fim, Larissa Barros, ativista do Nossa Brasília, contextualizou o lançamento, relatando feitos do grupo envolvido na concepção e planejamento realizado ao longo de 2011. Eduardo Rombauer, o moderador da roda de troca e de vários outros encontros participativos do Movimento, sugeriu que os presentes se agrupassem brevemente de acordo com os eixos de ação, definidos nos encontros anteriores: indicadores e metas, mobilização cidadã, acompanhamento cidadão e educação cidadã. Os interessados em contribuir com cada temática se reconheceram, trocaram contatos e foram convidados a conversar mais longamente em momento posterior.

A noite findou em celebração, quando os presentes se uniram em uma dança circular tradicional e festiva. Em seguida, houve samba e descontração com DJ Nagô regendo a sinfonia de sorrisos e olhares, encantados com a beleza da união de tantos brasilienses interessados em trabalhar por um futuro melhor para todos. Se depender da disposição para sair de casa, conversar e propor soluções, em espírito de comunidade, o futuro da Nossa Brasília já começou.

Compartilhe este artigo