Movimento Nossa Campinas passa a ter atuação metropolitana a partir de abril


Uma parceria entre o Movimento Nossa Campinas e o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios dará início, no próximo mês de abril, ao Instituto Atuação Pública Responsável na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o RMC Sustentável.

O RMC Sustentável tem por objetivo atuar em conjunto com o setor público e privado, promovendo ações e iniciativas para difundir as melhores práticas de Ética e Cidadania, buscando o desenvolvimento humano e sustentável da RMC.

Formada por dezenove (19) municípios e com mais de 2,8 milhões de habitantes, não é possível enxergar individualmente as cidades que compõem a RMC, pois seus municípios se constituem em um conjunto interdependente, que influencia diretamente todos os cidadãos que convivem com problemas típicos das grandes metrópoles. Desta forma, acreditamos que com planejamento e ações conjuntas, podemos contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população e com o desenvolvimento sustentável da região.

Assim, como primeiras iniciativas que darão sustentação aos objetivos do RMC Sustentável apresentamos a Pesquisa de Percepção “Viver em Campinas” e o Sistema de Indicadores de Campinas, a maior cidade da RMC para futuramente criarmos um sistema de indicadores intraurbanos, abrangendo todas as cidades da RMC.  Os indicadores serão uma importante ferramenta para permitir uma visão geral da nossa Região, se tornando um instrumento mais preciso para identificação de prioridades e metas servindo de diagnóstico, base para planejamento, avaliação e monitoramento de políticas públicas, muitas delas destinadas a conselhos municipais, governos e a movimentos da sociedade civil. A finalidade dos sistemas de indicadores é monitorar as condições de vida da população e os impactos das políticas públicas, permitindo propor metas e acompanhar de forma permanente os resultados das ações empreendidas nas cidades da região. Os indicadores serão publicados anualmente.

Desta forma, o Movimento Nossa Campinas se torna oficialmente o Instituto Atuação Pública Responsável na RMC – RMC Sustentável e será o primeiro da Rede Brasileira de Cidades Justas e Sustentáveis a criar um sistema de indicadores que abrangerá uma região metropolitana e não apenas uma cidade. Inicialmente serão mapeados os indicadores de Campinas, maior cidade da Região, para que em 2013, o sistema de indicadores da RMC seja divulgado com os resultados individuais das 19 cidades e o comparativo da região.

Contatos:

Pollyana Polis
(19) 97620182
pollypolis@yahoo.com.br | pollyana@rmcsustentavel.org.br
Nelson Micuci Jr.
(19) 9674 7031
micucijr@rmcsustentavel.org.br
Compartilhe este artigo