Programa Energia Social promove Seminários de Sustentabilidade Local 2011

 

O Seminário de Sustentabilidade Local 2011 foi promovido nos municípios de Nova Alvorada do Sul/MS, no dia 05 de outubro, Cachoeira Alta e Caçu/GO, no dia 26 de outubro, e Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio/SP, no dia 01 de dezembro, pelo Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, uma iniciativa da ETH Bioenergia, com facilitação do Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade.

Em sua segunda edição, o Seminário abordou dois temas importantíssimos para a sustentabilidade dos municípios: a apresentação da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis – que é uma parceria com a Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos – e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mônica Borba, coordenadora do Instituto 5 Elementos,  apresentou o Programa Cidades Sustentáveis – cujo principal objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável – e entregou aos representantes das Prefeituras Municipais de Nova Alvorada do Sul/MS, Cachoeira Alta e Caçu/GO documento para comprometimento com o Programa Cidades Sustentáveis, estimulando a gestão pública dos municípios a assinar a plataforma do Programa. Já nos municípios de Teodoro Sampaio e Mirante do Paranapanema/SP foi Rizpah Besen, coordenadora de Programas do Instituto 5 Elementos, que trouxe o conceito do Programa Cidades Sustentáveis ao Seminário.

No painel seguinte, Rizpah Besen apresentou os desafios e as perspectivas de implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O tema também foi abordado sob o âmbito estadual, por representantes do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, do Ministério Público do Estado de Goiás e da Dal Más Consultoria. A coordenação local do Instituto 5 Elementos apresentou diagnóstico e pesquisa de percepção sobre a gestão dos resíduos sólidos de cada município.

Um dos objetivos dos eventos foi manter as comunidades informadas sobre o andamento dos principais projetos que estão sendo desenvolvidos nos municípios pelo Programa Energia Social para a Sustentabilidade Local, sob o método da gestão participativa, dentro de Comissões Temáticas de Educação (5 projetos apresentados), Cultura (6), Atividades Produtivas (4) e Saúde, Segurança e Preservação Ambiental (5), totalizando 20 projetos com foco na sustentabilidade local.

As apresentações realizadas nos Seminários estão disponíveis no acervo de arquivos do Portal do Programa Energia Social, por município.

O Seminário de Nova Alvorada do Sul contou com cerca de 250 participantes, o de Cachoeira Alta e Caçu, 140 participantes e o de Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, 130, entre representantes da Câmara Municipal, gestores públicos, empresários, assentados rurais, associações de bairro, educadores, profissionais liberais, funcionários públicos e outros segmentos da sociedade, que compartilham o mesmo sonho: municípios mais sustentáveis.

Fonte: Instituto 5 Elementos

Compartilhe este artigo