“SP registra 200 agressões contra mulheres por dia” – Metro

 

Dados da Secretaria de Segurança mostram alta de 4% no número de casos de lesão corporal em outubro

Os casos de lesão corporal contra mulheres aumentaram 4% no Estado. O número saltou de 5.844, em setembro, para 6.076, em outubro. Em média, são 202 mulheres agredidas por dia, ou oito, a cada hora. Na capital, o número de ataques também registrou alta: 1.244 em outubro, ante 1.198, em setembro.

Os dados fazem parte das estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública) que, desde setembro, divulga números específicos sobre violência contra a mulher. Metade dos 14 tipos de crime tiveram alta.

O gerente de projetos do Instituto São Paulo Contra a Violência, Mário Vendrell, considera fundamental a divulgação dos dados. “Isso é muito importante para que o governo elabore ações de combate e prevenção”.

Em segundo lugar no ranking de outubro aparecem as ameaças, com 5.533 registros. Queixas de injúria e difamação ficam em terceiro lugar, 1.233.

Segundo a delegada titular da 4a Delegacia da Mulher, Jocileide Caetano de Souza, a maioria das vítimas tem entre 25 e 40 anos.

“Começa com lesões leves, mas pode evoluir para coisas mais graves. Por isso é preciso denunciar”.

Para ela, o aumento está relacionado ao fato de as mulheres estarem denunciando mais. “Com mais informação, as mulheres se sentem encorajadas a fazer a denúncia. Mas não basta fazer o B.O., tem de voltar à delegacia e fazer a representação”, diz a delegada.

Segundo estudo do governo federal, 40% das mulheres são vítimas de seus companheiros, com os quais vivem há 10 anos.

MARCELA SPINOSA
METRO SÃO PAULO

Compartilhe este artigo