“ONG cria programa para melhorar qualidade de vida nas cidades brasileiras” – R7

 

“Cidades Sustentáveis” vai montar bancos, medir sustentabilidade e prestar contas
Do R7

Com o objetivo de oferecer ferramentas para melhorar a qualidade de vida nos municípios brasileiros, a ONG (Organização Não Governamental) Nossa São Paulo lança, nesta sexta-feira (19), o Programa Cidades Sustentáveis. A ideia é fornecer formas para que as cidades se desenvolvam nos âmbitos econômicos, sociais e ambientais de forma sustentável.

De acordo com a Nossa São Paulo, entre as novidades do programa estão os Indicadores de Sustentabilidade Urbana para 12 eixos temáticos: governança, bens naturais, justiça social e cultura de paz, gestão local para sustentabilidade, planejamento e desenho urbano, cultura, educação e qualidade de vida, economia dinâmica, consumo responsável, melhor mobilidade e ação social para a saúde.

Perda de água tratada, inclusão de catadores no sistema de coleta seletiva, verbas destinadas a campanhas de educação cidadã, percentual de compras públicas sustentáveis, espaços de participação deliberativos e edifícios com certificação de sustentabilidade ambiental são alguns dos indicadores selecionados como fundamentais para o acompanhamento da gestão nas cidades.

Prestação de contas

O programa objetiva, também, influenciar e comprometer candidatos e futuros prefeitos nas eleições de 2012. Sendo assim, eles podem assinar Carta Compromisso, na qual se mostram dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios.

As cidades participantes terão acesso a informações estratégicas e vão poder trocar experiências com outras cidades.

Segundo a Nossa São Paulo, o programa Cidades Sustentáveis poderá ser um grande subsídio para a mudança de cultura política, já que oferece experiências bem sucedidas que sirvam de inspiração e possam ser adaptadas à realidade local.

Compartilhe este artigo