“Cidades-sede debatem projetos de sustentabilidade para a Copa de 2014” – Globo Esporte

 

Representantes apresentaram ações de melhorias visando a competição no Brasil. Seminário internacional será feito no fim de setembro, em Manaus

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília, DF

Em uma reunião na Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizada na tarde desta terça-feira, em Brasília, representantes das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 apresentaram ações e projetos para o evento. O encontro foi uma preparação para o seminário internacional sobre o tema, marcado para o fim de setembro, em Manaus. O evento na capital amazonense servirá para coletar experiências de locais que já organizaram megaeventos e compartilhar as informações.

– Todos já estão falando de Copa. Então, qualquer mensagem que dermos terá uma grande repercussão e, por isso, a nossa responsabilidade em promover um plano de produção e consumo sustentáveis – disse a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Elisa Tonda.

A procuradora do estado do Rio Grande do Norte, Marjore Madruga, diz que algumas atividades já ganharam novas ideias que beneficiarão a população.

– Temos um plano cicloviário pronto. Por exemplo, o projeto viário que liga a via costeira, em Natal, à Arena das Dunas ia ser feito sem uma ciclovia. A câmara conseguiu inserir isso no projeto, o que vai ser um legado positivo para a cidade.

Minas Gerais tem o projeto de melhoria da qualidade da água da Lagoa da Pampulha. O coordenador de planejamento da Secopa no estado, Vinícius Lott, explica que a ideia é filtrar a água do Rio das Velhas, que deságua na lagoa.

– O objetivo é diminuir em 95% a quantidade de esgoto que chega à Pampulha, para que em alguns anos ela possa ser usada, por exemplo, para esportes náuticos, o que atualmente não é possível.

A expectativa do coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cláudio Langone, é que todas as 12 câmaras das cidades-sede já estejam em funcionamento antes do seminário em Manaus.

– Já temos as dez diretrizes para as políticas públicas no setor, com a constituição de cinco núcleos que trabalham diferentes temas, com resultados, como podemos ver nas apresentações, efetivos em diversas cidades.

Os resíduos sólidos e a reciclagem estão em um dos núcleos temáticos. Em 2014, além da realização da Copa do Mundo, entrará em vigor a lei que proíbe “lixões” e que define que os aterros sanitários receberão apenas rejeitos e não mais resíduos. O diretor do departamento de ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Costa, acredita que o grande legado para as cidades, sobre esse tema, será o cumprimento integral da política Nacional de Resíduos.

– A política é atual e abrangente. Temos uma boa perspectiva se as cidades-sede acabarem com os lixões e fizerem coleta seletiva com a inclusão social dos catadores, por exemplo.

As informações são do portal do Ministério dos Esportes.

Compartilhe este artigo