“Rio de Janeiro entra com tudo no Projeto Jogos Limpos” – Instituto Ethos

 

Iniciativa do Ethos para ampliar a transparência dos gastos com a Copa e com a Olimpíada participa de audiência pública e cria comitê na capital carioca.

Os Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios começaram com tudo suas atividades no Rio de Janeiro neste início de junho. No dia 6 de junho de 2011, o projeto foi apresentado ao órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro que coordena os investimentos na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016. No dia seguinte (7/6), participou de audiência pública convocada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). E no dia 8 de junho foi instalado o Comitê Local dos Jogos Limpos na capital carioca.

O Projeto Jogos Limpos é uma iniciativa do Instituto Ethos para ampliar a transparência, a integridade e o controle social dos investimentos públicos para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Lançado em março deste ano, o projeto conta com o financiamento do Siemens Integrity Initiative.

Na tarde do dia 6/6, uma equipe do projeto se reuniu com a diretoria da Empresa Olímpica Municipal, entidade da prefeitura carioca responsável pelo planejamento das intervenções na cidade para a Copa e os Jogos Olímpicos, que substituiu o Instituto Rio 2014 e 2016. Durante a reunião, a entidade governamental se comprometeu a apresentar constantemente informações sobre o andamento das obras.

No dia seguinte, Felipe Saboya, coordenador de Mobilização do Projeto Jogos Limpos, participou do painel “Controle, Fiscalização e Legado”, durante o seminário “Confea/Crea-RJ em Campo”. O evento faz parte de uma série de audiências públicas que o sistema Confea/Crea tem realizado pelo país para debater os investimentos nesses grandes eventos esportivos.

Saboya apresentou as primeiras realizações do Projeto Jogos Limpos e o planejamento para as próximas ações, entre as quais a criação de Indicadores de Transparência Municipais em cada uma das 12 cidades-sede.

O Comitê Local carioca

Cerca de 15 pessoas, representando nove entidades, se reuniram na manhã de 8/6 para instalar o comitê carioca dos Jogos Limpos. O Rio de Janeiro foi a terceira cidade a criar um Comitê Local. Curitiba e Fortaleza tiveram suas primeiras reuniões para esse fim respectivamente nos dias 19 e 25 de maio.

As entidades presentes ao encontro foram o Instituto Ethos, o Crea-RJ, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Controladoria-Regional da União no Estado do Rio de Janeiro, a Rio Como Vamos, o jornal O Relato, o Instituto Reação, o Fundo de Investimento Social Elas e a Urece Esporte e Cultura. Estas três últimas entidades também fazem parte da Rede Esporte pela Mudança Social.

Por Pedro Malavolta (Instituto Ethos)

Compartilhe este artigo